Pela primeira vez, Madri recebe uma exposição sobre os avanços tecnológicos aplicados ao calçado e seus componentes. MasQueCalzado, UMA VIAGEM PELA INOVAÇÃO. O interessante desta exposição é a possibilidade de olhar o sapato, não como um objeto de moda, mas buscar sua função inicial, a de proteger os pés.
Esta amostra, pretende contribuir à uma visão geral sobre algumas das aplicações tecnológicas mais relevantes ao calçado.
Inovação e tecnologia nos ensinam, de maneira simples, como esse avanço potencializou a evolução do calçado, contribuindo para facilitar nossa vida. Além disso, a exposição mostrará a especialização no calçado, em função de seus diferentes usos, em âmbitos tão diversos como a saúde, os esportes de risco ou as profissões expostas a situações extremas.
As áreas em que está dividida a exposição são as seguintes:
• O TETO DO MUNDO _alpinismo, montanha. A indústria do calçado averigua e inova de forma contínua para proporcionar um grau cada vez maior de segurança a estes amantes do perigo. materiais aderentes, botas rígidas que amortecem o esforço, impermeabilizações infalíveis…
• PASITO A PASITO _senderismo, trekking. O calçado do senderista se adaptou às exigências dos diferentes terrenos, aumentando sua especialização.
• O HOMEM ARANHA _escalada. O apoio e impulso com os pés é um dos pontos-chave para trepar por uma parede escarpada. Desenhado especificamente para enfrentar a verticalidade, o calçado dos escaladores é leve, flexível e aderente, garantindo um máximo de sensibilidade.
• NAS CALDEIRAS DE PEDRO BOTERO _trabajo no fogo e altíssimas temperaturas. Trabalhadores fundições, caldeiras e dezenas de outros ofícios relacionados com o fogo, vão equipado hoje com indumentárias ignífugas. A investigação no calçado contribuíu para evitar os riscos e a melhorar as condições de trabalho.
• MEUS PRIMOS OS PINGÜINS _trabajando abaixo de zero. Para todos os que devem desenvolver suas profissões em condições de frio extremo, é imprescindível uma indumentária adequada que lhes proteja do congelamiento. As novas botas, de couro e com ponteira de aço, dispõem de uma meia soquete interior que cria um duplo câmara de ar, impedindo por tanto o frio penetre.
• AI-HO AY-HO AO BOSQUE A TRABALHAR _lenhadores, trabalho com motoserras. O uso de máquinas e ferramentas como tochas, motoserras ou serrotes transformam o trabalho de lenhador em um ofício de alto risco. A inovação no calçado alcançou altíssimos níveis de segurança para os pés, uma das zonas do corpo mais vulneráveis.
• DANÇANDO SOBRE O ANDAIME _trabajo na construção e obras públicas. Para minimizar os riscos e melhorar as condições trabalhistas, a inovação é uma exigência que permitiu chegar, na atualidade, a um tipo de calçado altamente especializado: com biqueira de aço, blindadas, antiestáticas, antideslizantes e com laminados interiores de grande flexibilidade.
• DALE AO PEDAL PASCAL _ciclismo. Em ciclismo se utiliza um calçados ergonómicos e rígidos, adaptáveis ao pedal e fabricadas com materiais sintéticos como a fibra de carbono ou o poliuretano. A rigidez do calçado no ciclismo aumenta a transmissão de força que se realiza sobre o pedal, aumentando o rendimento e evitando lesões no púbis e no tendão de Aquiles.
• A PONTAPÉS _futebol. Os fabricantes de "chuteiras", incorporam os últimos avances tecnológicos para aumentar a flexibilidade do calçado, sua resistência em todos os movimentos e golpes dos jogadores e, sobretudo, sua comodidade, precisão nos disparos, e segurança ante as batas nos oponentes.
• CUIDADOS INTENSIVOS _saúde , sapatos sob medida. Os avanços na investigação de doenças como a diabete, ou de problemas traumatológicos específicos, e o desenvolvimento de tecnologías que oferecem soluções sob medida, fizeram possível o surgimento de novos tipos de sapatos que respondem a conceitos como calçado saudável, personalizado e com propriedades terapêuticas.
• MAMBRÚ FOI À GUERRA _militares. A multiplicação de intervenções em missões de diferente tipo, em terrenos e climas diversos, obrigam ao estudo detido das características que o calçado militar deve reunir para atuar nas melhores condições de segurança.
• DUAS RODAS _motociclismo. Nas competições esportivas, os acidentes são muito comuns. A inovação no calçado contribui à melhora das condições de segurança. Design e materiais novos competem em um tipo de calçado ajustado às pernas do piloto e ao pedal, e resistente ao roçadura e às queimaduras do asfalto.
Em palavras de Patricia Piñeiro, Comissária da Exposição, “fazer visível o invisível, descobrir os segredos melhor guardados, asombrarse pela riqueza escondida em um pequeno detalhe, colocar em valor essa imensa tarefa coletiva que encerra um sapato, é o objetivo último desta exposição e mais um passo no caminho dos Sapatos de A Espanha”.
Mais Que Calçado, aberta ao público até no próximo dia 10 de novembro , no Círculo de Belas Artes de Madri.