quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Intervenções Urbanas

Ao sair de um sambinha no centro do Rio na semana passada, passei pela Praça XV e, em meio à escuridão da noite, me chamou atenção as nuvens brancas em céu azul. Eram 5 painéis de luz quadrados, gigantes, no meio da Praça. Fiquei intrigada. Na manhã seguinte a resposta estava no Segundo Caderno do O Globo. É a obra do artista Eduardo Coimbra para o projeto Série Light: Ilumina (da Light, claro!). A obra “Nuvem” é a primeira de uma série idealizada pela curadora Martha Pagy.
E a partir do dia 24 o Rio de Janeiro terá outras intervenções artísticas. Serão 10 trabalhos vencedores do prêmio Interferências Urbanas. O que todos tem em comum é a idéia de levar a arte até o povo, já que o carioca vive na rua e não há a cultura de ir ao museu.
Pela matéria do Globo, a intervenção que achei mais interessante é a assinada pelo Fuso Coletivo, que levará à esquina da Rua do Catete com a Dois de Dezembro, das 17.30h às 20.30h, malabaristas que farão tudo errado e que, ao invés de pedir dinheiro no sinal, darão R$1,00 aos espectadores parados no trânsito.
Até o dia 2 de novembro espero ter várias surpresas ao andar na rua.

2 comentários:

Anônimo disse...

acho incrivel esse negocio de "intervencao urbana". ja viram as do anish kapoor?

Lissandro Silva - São Paulo disse...

Humm...Ja tinha visto uma obra dele no Tate Modern, que é um cilindro que vc entra, acho que teve aqui no Brasil também. Mas agora que vc falou, pesquisei na net e tem varias outras coisas interessantes.
bjo