Continuando o post anterior sobre o CIM2008 e a presença de brasileiros no congresso. Agora é a vez de Maria Carolina Garcia , que apresentou sua comunicação sobre Moda, cultura e identidade no século XX no Brasil: Uma aproximação semiótica sobre as coleções de Ronaldo Fraga.
O resumo de sua palestra nos explica que a partir da metade do século XX , a moda brasileira entendida como um fenômeno textual, esperou que se reconheça seu sentido de autenticidade . A comunicação de valores mostrados através do aspecto pessoal do indivíduo é exacerbada pelo discurso de criadores de moda cujas estratégias enunciam e retificam o estilo do autor. Aplicando as referências teóricas de semiótica discursiva, em especial as postuladas por Algirdas Julien Greimas e seus colaboradores. O estudo analisa o estilista Ronaldo Fraga e coloca suas coleções como um objeto-valor para o sujeito-consumidor, construindo assim um simulacro de identidade dentro da moda contemporânea brasileira.Depois de analisar 13 coleções entre 1996 e 2002 selecionou um look ao azar como indicador de como se articula a preparação de suas criações, que valores propõe e que estratégias são usadas na construção deste texto. A pesquisa demonstrou a inter-textualidade e a ironia são utilizadas como importantes componentes de significado no design de moda do brasileiro, incorporando e atualizando outros textos culturais. A conclusão é que a moda criada por um estilista , atuando como um ajudante, legítimo ao consumidor para ser autêntico e interfere no desvanecimento do significado da vida diária.
Calma que amanhã tem a parte 3 e 4.
O resumo de sua palestra nos explica que a partir da metade do século XX , a moda brasileira entendida como um fenômeno textual, esperou que se reconheça seu sentido de autenticidade . A comunicação de valores mostrados através do aspecto pessoal do indivíduo é exacerbada pelo discurso de criadores de moda cujas estratégias enunciam e retificam o estilo do autor. Aplicando as referências teóricas de semiótica discursiva, em especial as postuladas por Algirdas Julien Greimas e seus colaboradores. O estudo analisa o estilista Ronaldo Fraga e coloca suas coleções como um objeto-valor para o sujeito-consumidor, construindo assim um simulacro de identidade dentro da moda contemporânea brasileira.Depois de analisar 13 coleções entre 1996 e 2002 selecionou um look ao azar como indicador de como se articula a preparação de suas criações, que valores propõe e que estratégias são usadas na construção deste texto. A pesquisa demonstrou a inter-textualidade e a ironia são utilizadas como importantes componentes de significado no design de moda do brasileiro, incorporando e atualizando outros textos culturais. A conclusão é que a moda criada por um estilista , atuando como um ajudante, legítimo ao consumidor para ser autêntico e interfere no desvanecimento do significado da vida diária.
Calma que amanhã tem a parte 3 e 4.
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