segunda-feira, 27 de outubro de 2008

100 Anos do Plástico

Em 2007 o Plástico completou 100 anos, desde sua descoberta por Leo Baekeland. A Baquelita, como ficou conhecido o primeiro material feito do plástico, veio a se tornar uma das materias-primas mais democráticas, sendo usada em inúmeros utensílios domésticos e produtos de design, se tornando um sucesso de vendas. Além de mais barato que madeira, aço e vidro, era também em muitos casos mais resistente que esses materiais, e com menos limitações de uso como formas e cores, o que acabou criando uma relação simbiótica entre a indústria e o design.
Entretanto, houve no início uma certa resistência contra o material, justamente pela conotação de "material barato", e para se combater isso, em 1933 e 1934 a revista americana "Modern Plastics and Sales Management", lançou inúmeros anúncios e matérias focalizando designers e produtos de plástico feitos por eles, lhes apresentando como grandes criadores do design moderno.
O movimento Art Deco foi um dos primeiros a usar o material com uma percepção mais nobre, e impulsionou seu uso em edifícios, mobílias e decoração de ambientes. Mais tarde, nos anos 60, muitos designers italianos voltaram a usar o material, e apostaram em um uso diferenciado, com design mais sofisticado.
Para comemorar a data, o Science Museum de Londres exibe desde o ano passado Plasticity – 100 years of making plastics, uma exposição toda voltada para o material e seu uso em áreas tão distintas quanto a medicina, o transporte, a moda e design.
A exposição também mostra os novos usos do plástico, como o sangue plástico, uma roupa de esquiar super leve e resistente, aviões que podem mudar de forma durante o vôo para ganhar mais velocidade, e um veículo fabricado exclusivamente com materiais biodegradáveis.
Além disso, o museu alerta para os danos ao meio ambiente causados pelo plástico.
Plasticity – 100 years of making plastics
Onde: Science Museum - Londres
Horário: 10:00 até 18:00hs.
Quando: Até 1 de Janeiro de 2009.
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: