sábado, 28 de fevereiro de 2009

REACH no Première Vision

INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA TODAS AS MARCAS QUE VISAM EXPORTAR PARA EUROPA

Há uma nova regulamentação para todos os produtos e materiais usados em vestuário vendidos na Europa, o REACH, que significa ‘Registration, Evaluation, Authorisation and restriction of CHemicals’. Essa nova regulamentação visa garantir um alto nível de proteção para a saúde humana (para trabalhadores e consumidores) e do meio ambiente, identificando e administrando os riscos relacionados ao uso de substâncias químicas.

O IFTH (French Textile and Apparel Institute) estava com um stand no Première Vision com pessoal disponível para explicar a todos o que é o REACH e as implicações na produção de tecido e vestuário. Eles tem um programa para ajudar as empresas francesas a identificar os químicos usados junto à seus fornecedores, visando adequar a produção às novas solicitações. Segundo o IFTH, deve-se prestar atenção principalmente aos tingimentos e fibras sintéticas.

De acordo com o REACH os químicos utilizados precisam ser identificados e registrados; e há uma lista de substâncias de risco que devem ser evitadas. Se algum produto tiver mais de 0.1% de alguma substância da ‘lista negra’, os importadores e consumidores devem ser notificados de sua presença e instruídos como usá-la com segurança. Isso entra em vigor em junho de 2011, o que não é tanto tempo assim se alguém tiver que achar novos fornecedores ou mudar a forma de produção, fazer testes, etc. E isso não é apenas para o produto em si, mas também para tudo o que entra com contato com ele, como a embalagem, o cabide, a etiqueta, etc.

O REACH é, além de uma mudança na regulamentação, uma mudança de mentalidade.

Para saber mais sobre o assunto, visite o site www.ifth.org

crEATe. eating, design and future food

Comida não é apenas um tema quente em termos de design de vanguarda e criatividade hoje, é uma enorme indústria de padrões e percepções. crEATe. analisa as tendências recentes desenvolvidas em diverso segmentos: alimento e visual, design, embalagem , mercados... Com base em pesquisa dos analistas Chris Sanderson e Martin Raymond da empresa The Future Laboratory, ilustram com múltiplos exemplos e conceitos quais são as "forças motrizes" da comida contemporânea, que inspiram chefs, designers e consumidores.

O livro começa por analisar a relação entre alimentos e política com preocupações ambientais e de produção em um capítulo chamado "Alimentação Ativistas". Em seguida, explora o regresso ao home-style cooking e as sofisticadas opções de alimentação em "Alimentação Inteligente" e "Embalagem" mostra os novos desafios como a criação de um impacto estético e marca experiências sendo rentável e sustentável.

Os conceitos e abordagens de design interior "Alimentação Espaços" também englobam luxuoso refeitórios, cozinha , mercados e lojas. As várias atitudes ao alimentar-se estão definidos no capítulo "tipologias". Por último, crEATe. explora "soluções futuras", ilustrando como será o "look" do alimento , e como vamos responder a ele emocionalmente e esteticamente.
Hummm...abriu o apetite????Eu comprei aqui.

Fool House - novo conceito de gravadora


Durante a minha temporada em Londres, conheci a Fool House através de uma reportagem na revista ‘Culture’ do Sunday Times. A Fool House é um novo selo de gravadora,que trabalha com um conceito super 

diferente. Eles não fazem discos completos de um só artista, apenas constroem compilações a partir de músicas de artistas, bandas e DJs que estão começando, incluindo regravações e versões remixadas. Então eles não assinam o artista, apenas a faixa, e cada álbum fica com uma identidade forte, como um ‘artistic statement’. Agora o mais interessante: eles só produzem 500 álbuns e somente em vinil!!! “no Cds. Cds are over”, diz a idealizadora na reportagem da ‘Culture’. As capas são feitas por amigos. A idéia é criar alguma coisa que a pessoa queira guardar durante 30 anos, que seja visualmente bonita e não apenas sonora.

O selo é administrado por uma menina, Hianta Cassam Chenai, e um menino de 20 anos que também é DJ, Guillaume Redhotcar. Ambos são franceses, ela mora em Londres e ele na França. Ambos escreviam para um blog de música (com outras 5 pessoas) chamado Fluokids. O blog começou em maio de 2005 e logo de 200 amigos eles passaram a ter 5000 hits por dia. A diferença é que eles não escrevem sobre música em si, mas sobre suas vidas e os sentimentos que afloram a partir da música - e o blog tem fotos lindas (vale dar uma olhada, principalmente quem entende francês). Um ano depois eles começaram com festas mensais que levavam essas bandas e DJs para boates de Paris. E daí começaram a gravadora em outubro passado.

Achei super interessante esse conceito de só fazer em vinil – é aquela tendência da memória, de resgatar as coisas do passado e dessa forma ser super atual. E são jovens de 20 anos que estão entrando com tudo nesse mercado de música que hoje está em decadência, que luta contra os downloads ilegais. Só que estando sintonizados com o que o é ‘cool’, eles acertaram direitinho. Vocês concordam? 

Para ler a matéria inteira, clique aqui.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Guy Bordin em Milao

Está rolando na 10 Corso Como, a multimarca mais balada de Milao, a exposição ¨A Message for you, Unseen¨ do fotógrafo de moda Guy Bourdin.

A mostra reúne uma seleçao das obras mais belas e emblemáticas do fotógrafo francês morto em 1991. As imagens são centradas no final dos anos 70, refletindo uma observação das mudanças ocorridas no período, como transformações sociais, liberaçao sexual, capitalismo, vaidade, excesso de consumismo, crescimento do poder dos meios de comunicação.

Guy Bordin é conhecido por ser um artista ousado, foi um dos responsáveis pela virada inovadora no mundo da imagem entre os 70 e 80. Visionário, teve ManRay como mentor e quebrou convenções da fotografia comercial. O fotógrafo fez nos anos 80 campanhas de grandes marca como Issey Miyake, Emanuel Ungaro, Chanel, Versace, Gianfranco Ferré e Loewe.

Invitos!

Os convites são alguns dos objetos mais desejados durante as Semanas de Moda! Não só por dar acesso as salas de desfiles e aos eventos mas também porque são muito criativos e as vezes até super usáveis!
Aqui dois modelos dessa temporada... o Cajon vai!!!!











Blumarine e Pucci. Pela foto não dá pra perceber a o da Pucci é uma folha de couro... um luxo!!

Tá na vitrine!

Nova seção aqui no blog em parceria com a C&A. Tá na vitrine é a opinião de várias blogueiras sobre o que tá rolando na moda como tendência! Confira o que está nas ruas e na vitrine para o Cajon DeSastre!

Men Under Construction

‘Men Under Contruction’ é um livro (em formato grande, maior que A4) publicado pelo Premiere Vision com base num estudo chamado ‘Masculin Pluriel’ que foi apresentado durante as duas últimas edições do evento. A primeira parte explorou o lado sociológico da relação do homem com a moda e suas evoluções. A segunda parte analisou os pontos de vistas de profissionais em relação ao mercado de moda masculino e seus ideais em relação a criação e apresentação do produto.

O livro reúne textos de 22 personalidades, dentre elas escritores, jornalistas, fotógrafos, críticos de arte, etc, sobre o homem do século 21. Os textos são divididos em 4 temas: ‘Woman is the future of man (Aragon)’; ‘No future?’, ‘Men and fashion’ e ‘Heroes’. Ele é todo em preto, branco e azul escuro, com fotos artísticas em p&b belíssimas.

Achei super interessante porque parece que de uns tempos para cá os homens estão reivindicando o direito a vaidade. O vestuário masculino esta ganhando cada vez mais importância e percebi que no ultimo ano o número de revistas masculinas aumentaram. São tão escassos os livros sobre vestuário masculino (comparado com o feminino)... Um livro desses ajuda a abrir a mente para esses fatos que estão ocorrendo e, na minha opinião, essencial para quem trabalha com moda. 

Première Vision - tendências

a season full of lightness, freshness and energy” - Pascaline Wilhelm, Fashion Director, Première Vision.

Essa edição do Premiere Vision foi sobre o verão 2010. Logo na entrada principal, no fórum principal de tendências, os visitantes eram recebidos com um coração de plumas gigante. Diante da temerosa crise econômica, o PV resolveu levantar o astral e atribuir um clima de leveza e benevolência, projetando a idéia de um mundo melhor e criando uma atmosfera feliz para mostrar tecidos belos e bem feitos. Eles também preferiram chamar essa estação de ‘verão 0’, como um marco zero, um recomeço, para se deixar para trás toda a tensão decorrente da crise.

Principais tendências, conforme foram divididas no fórum principal:

new markers: aparências que enganam, tecidos que ofereçam algo extra, algo feito de uma forma diferente. Tendência muito ligada ao toque do tecido, que antes parece que vai ser de um jeito, mas na verdade é de outro. Ou estampas que olhando bem sugerem outra estampa por baixo.

Secret nobility: refinamento na composição do tecido. Algodões muito compactos com fibras finas, muitos blends com seda e transparências que sugerem mais do que revelam. Construções também refinadas como tecidos duplos que revelam um interior diferente tone-on-tone ou opostos

Fluctuations: tecidos amassados, envelhecidos, tecidos em alto-relevo, plissados – aspectos que dão movimento. O brilho é fosco. Alguns tecidos são menos maleáveis para drapear, reassumindo um aspecto mais redondo.

Clarity: claridade, As combinações de cores são pontuadas com branco, sugerindo leveza e claridade. Jeans desbotados. Brilho perolado ou plastificado.

Tate Modern : Rodchenko & Popova



Para quem for a Londres até 17 de maio não pode perder a exposição que eu vi na Tate Modern sobre o construtivismo russo através dos trabalhos de Aleksandr Rodchenko e Liubov Popova.

A primeira sala começa com pinturas de 1917-18, da época da Revolução Bolchevique. Eles estavam na crista da onda da avant-garde russa. Os quadros eram bem... construtivistas (bem abstratos) – Rodchenko gostava de experimentar tintas diferentes e brincava com texturas.

Popova focava nas formas geométricas. Tinha um pintura de Rodchenko em fundo preto com formas geométricas coloridas (ao lado) que me lembrou o trabalho do artista Anthony Burrill que esta atualmente exposto na Colette e que o Lissandro falou aqui (como se Anthony estivesse fazendo uma releitura contemporânea do quadro do Rodchenko de 1920 – viajei!).

A exposição vai mostrando um desenvolvimento do trabalho deles usando outros materiais e a crescente preocupação com formas 3D. Ao entrar nos anos 20 eles deixaram a pintura completamente de lado. São LINDOS os móbilis que Rodchenko fez e que estavam pendurados no teto da Tate Modern – eu queria um!

Então começa a época em que eles começam a trabalhar com propaganda e publicidade – o trabalho pelo qual Rodchenko é mais conhecido, com as colagens e fotos preto e branco – e diversificam o trabalho para outras mídias.


Uma das coisas mais legais que aprendi é que os dois fizeram figurino para teatro. E Popova criou várias estampas para tecido, super gráficos, que o meu lado fashionista amou e queria agora! A exposição mostra também alguns poucos trabalhos de direção de arte e cenário para cinema (Rodchenko fez direção de arte para o filme ‘Moscow in October’ de 1927; desenhou o titulo de ‘Kino-Pravda’, e cenário para ‘The Female Journalist’ de 1927) – Popova fez mais trabalhos para teatro.

A mostra termina com uma recriação do ‘Worker’s Club’, um espaço criado por Rodchenko para a International Exhibition of Decorative Arts and Modern Industry, que aconteceu em Paris em 1925. Era um espaço de entretenimento onde pessoas seletas poderiam ler jornais e livros e jogar xadrez em moveis funcionais geométricos – os mesmos em que podemos interagir nesse ultimo quarto da Tate, inclusive jogar xadrez.

Clique aqui para ‘explorar’ a exposição, sala a sala, no site da Tate.

O Podio da Emporio Armani

Ele o polemico e luxuoso Armani apresentou ontem a coleção para o outonoinverno 2010, na Milano Fashion Week, da linha esportiva da marca.
Na passarela estavam os nadadores olímpicos, Luca Marin e Federica Pellegrini, e o campeão mundial de karate Stefano Maniscalco.
Mas, quem chegou ao podio do desfile da Emporio Armani foram as meias! Ou melhor, as meias duplas, as modelos usavam meias-soquete masculina até o joelho por cima de meias-calças.
Dificil é entender o que se passa na cabeça do rei Giorgio, talvez a vontade de unir o masculino e o feminino?!? Ou a vontade de dar um toque de modernidade exentrica à uma silhouette que permanece imutável a anos?!? Enfim, são apenas expeculações, mas o fato é que as meias e as pernas serão o acessório mais quente para as mulheres explorarem ao máximo no próximo inverno.
Então, nada de nudez e sim quilometros de tulle e elastex para envolver os membros inferiores.Alguns fashionistas por aqui chegaram até falar no termo "Pipi Calzelunghe" (pra quem não conhece programa infantil Suiço dos ano 70-olha ai mais uma vez!), porque tudo que está acima das pernas é curtissimo!! A medalha de prata da coleção vai para os sapatos, com saltos-altissimos ou plataformas atraem uma atenção quase fetichista aos membros inferiores.
fotos leiweb.it

Versace Atelier spring 09

Versace não faz parte da semana de alta costura, já aprendemos aqui como é difícil entrar neste grupo. Mas confesso que é uma das apresentações que eu mais espero, além dos vestidos, que são verdadeiras obras de arte, Donatella sempre apresenta os croquis da coleção que são lindossssss! Tenho que descobrir quem é o ilustrador!!!! As imagens são da coleção Versace Atelier spring 09. Para ver os do inverno passado click aqui!

imagens fashionologie.com

IdN Internacional designers Netwok

IDN revista é uma publicação internacional, com base em Hong Kong, dedicada ao design. O alvo da IDN que significa Internacional designers Netwok, são pessoas criativas e tem como missão ampliar contatos entre a comunidade Ásia-Pacífico e outras partes do mundo. A revista continuamente organiza vários eventos relacionados com a criação, focando em diversas disciplinas como toy-art, grafite, música, arte urbana, animação. Publica trabalhos de designers de todo o mundo, com o objetivo de comunicar, aprender e inspirar um a partir de um outro. A revista é bimensual e você pode conseguir mais informação aqui! A última edição chamada "the craft issue" vem recheada com o trabalho de: Grégoire Alexandre , Kate Gibb , HORT , IWant , Jean Jullien , NAM , Ciara Phelan , Pixelgarten e Julien Vallee.Imperdível!