sábado, 28 de fevereiro de 2009

REACH no Première Vision

INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA TODAS AS MARCAS QUE VISAM EXPORTAR PARA EUROPA

Há uma nova regulamentação para todos os produtos e materiais usados em vestuário vendidos na Europa, o REACH, que significa ‘Registration, Evaluation, Authorisation and restriction of CHemicals’. Essa nova regulamentação visa garantir um alto nível de proteção para a saúde humana (para trabalhadores e consumidores) e do meio ambiente, identificando e administrando os riscos relacionados ao uso de substâncias químicas.

O IFTH (French Textile and Apparel Institute) estava com um stand no Première Vision com pessoal disponível para explicar a todos o que é o REACH e as implicações na produção de tecido e vestuário. Eles tem um programa para ajudar as empresas francesas a identificar os químicos usados junto à seus fornecedores, visando adequar a produção às novas solicitações. Segundo o IFTH, deve-se prestar atenção principalmente aos tingimentos e fibras sintéticas.

De acordo com o REACH os químicos utilizados precisam ser identificados e registrados; e há uma lista de substâncias de risco que devem ser evitadas. Se algum produto tiver mais de 0.1% de alguma substância da ‘lista negra’, os importadores e consumidores devem ser notificados de sua presença e instruídos como usá-la com segurança. Isso entra em vigor em junho de 2011, o que não é tanto tempo assim se alguém tiver que achar novos fornecedores ou mudar a forma de produção, fazer testes, etc. E isso não é apenas para o produto em si, mas também para tudo o que entra com contato com ele, como a embalagem, o cabide, a etiqueta, etc.

O REACH é, além de uma mudança na regulamentação, uma mudança de mentalidade.

Para saber mais sobre o assunto, visite o site www.ifth.org

Nenhum comentário: