quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Première Vision

A partir de hoje vou começar a postar sobre o que vi no Premiere Vision (PV), a principal feira de tecido da Europa, que aconteceu em Paris entre 10-13 de fevereiro.

Para quem nunca foi, o Premiere Vision fica num centro de exibição / exposição gigante (como o Riocentro no Rio de Janeiro), onde cada fabricante tem um stand. Para entrar nos stands e ver as coleções é necessário marcar hora previamente, ou ter em mãos um cartão de visita para se apresentar e dar a sorte de poder ser atendida na hora. O PV é sempre dividido em 4 partes: Seduction, Distinction, Relax e Pulsation.

Seduction: o universo fluido e fantasioso – sedas, rendas, tecidos leves.

Distinction: o elegante, formal, o mundo da alfaiataria – além de tecidos para ternos masculinos e femininos, mostra também camisaria formal e alfaiataria mais pesada para casacos. 

Relax: o casual, despojado, jeans – tecidos para calças, jaquetas, camisas, mas todos mais casual.

Pulsation: tecidos para esporte, o universo técnico e de performance.

Cada parte tem um fórum de tendências onde tecidos são agrupados em categorias e os visitantes podem tocá-los e anotar o nome do fornecedor para passar mais tarde no stand. Na entrada da feira há um fórum de tendências geral e maior, que engloba tecidos das 4 partes.

Entretanto, além do Première Vision, que é a feira de tecidos, embaixo do mesmo teto há outras 5 feiras cujo passe do PV dá acesso – e que valem uma visita. São elas:

Índigo: uma área pequena que vende estamparia, pedaços de tecidos antigos para desenvolvimento de estampas, e peças vintage como inspiração no trabalho de criação. Muitos produtos são únicos (há trabalhos gráficos para estamparia que quem compra ganha o copyright da obra), por isso o primeiro dia de feira é o mais cheio pois as marcas querem ter mais opção de escolha.

Expofil: outra área pequena dentro do PV, a expofil foca em fibras e fios e está sempre uma estação na frente (ou seja, esse em fevereiro estava mostrando as tendências do inverno 2011).

Mod’amont: somente de aviamentos, funcionais e/ou decorativos – zippers, botões, fitas, apliques, ombreiras, e também fornecedores de etiquetas e embalagens.

Le Cuir a Paris: feira de couro, peles e outros componentes para os profissionais de calçados, bolsas, interior de carros, e estofados.

Zoom by Fatex: feira 100% dedicada a confecções/produção, principalmente da Europa Ocidental e Leste Europeu, países da África do Norte, Madagascar e Mauritius.

Para saber mais sobre o que eu vi por lá, acompanhe o Cajon nos próximos dias! 

Nenhum comentário: