quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

V&A: Tsars

Até 29 de março o V&A mostra a exposição ‘Magnificence of the Tsars’ que conta, através do vestuário, a linhagem dos últimos tsars da Rússia (1727-1918). Ela mostra as influências ocidentais (e depois adoção do costume nacional para aumentar a sensação de uma identidade russa) focando no masculino e principalmente nas roupas das coroações dos imperadores e outros participantes de cerimônias na corte. A exposição tem curadoria dos Museus do Kremlin em Moscow.

O primeiro guarda-roupa a ser retratado é de Peter II (1727-30), que era feito na França. Todas as roupas são pequenas porque Peter morreu aos 14 anos, e (pasmem!) no dia do seu casamento. Depois há belíssimos exemplos das roupas das ordens dos calvários, usadas em cerimônias oficiais e nas festas dos santos padroeiros; e de cocheiros e outros serventes da corte, que tinham uniformes especiais para certas ocasiões (entre 1825-1917 novos designs tinham que ser aprovados pelo imperador).

Os vestuários das coroações incluem a de Paul I (1797); Alexander I (1801); Nicholas I (1825) e Alexander II (1855), que eram generais e usaram seus uniformes na coroação; Alexander III (1883), que encorajou a simplicidade do vestuário e desenhou seu próprio uniforme; e o último e mais suntuoso, de Nicholas II (1896). O manto de Nicholas tinha 7 metros de comprimento e pesava 13kg. Ele foi feito de brocado de ouro, e usou 897 peles de ‘ermine’ (aquele animal que da os pontinhos pretos na pele branca), e tinha fechos de ouro com esmeraldas, que haviam sido usados anteriormente nos mantos de seu pai e avô. Três mantos idênticos foram feitos para a coroação de Nicholas II – um para o imperador, um para a imperatriz e o terceiro para a mãe viúva de Nicholas.

Para os interessados, vale muito a pena entrar no site do Victoria & Albert – eles tem várias fotos que podemos ver em zoom e ótimas explicações.

Nenhum comentário: