segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Zimmermann

Um dos assuntos que atualmente mais tem chamado a minha atenção é homem, digo, a moda masculina. Aqui na Alemanha os homens consomem bastante moda, acessórios e até cosméticos. Como eu tenho observado muito os „filé“, digo, a moda masculina, não pude deixar de fazer um post sobre o traje do „Zimmermann“ ou „Zimmerer“. Zimmermann é uma profissão antiquíssima (datada desde a Idade Média) e cheia de tradições e rituais. A profissão é mais ou menos parecida com a do carpinteiro, mas a especialidade deles é contruir casas e telhados de madeira. Essa tradição, no entanto, vem se perdendo por conta das novas técnicas de construção, mas a gente ainda pode ver muitos deles andando pelas ruas todos sujinhos, com seu traje, que eu categorizo de, no mínimo, sexy ;-)

O traje do Zimmermann é todo negro: Uma calça meio boca de sino (Cordkluft), um colete com botões grandes e uma jaquetona (Manchesterjacket), tudo de veludo cotelê. À parte ainda um chapelão de abas (Schlapphut) e às vezes uma bengala (Stenz) e uma trouxa (tipo aquela do Pica-pau em desenho animado). Quando a gente vê um tipo assim pela rua, significa que ele está „auf der Waltz“, ou seja, „está na valsa“, que é uma viagem que todo jovem Zimmermann faz no final de seus estudos. Nessa viagem eles não podem levar nada. Nem dinheiro, nem pertences, só roupa de baixo e meia (daí a trouxa) e têm que trabalhar por comida e lugar pra dormir. A jornada dura de 1 a 2 anos.

Um desses rapazes, me contou que eles usam uma argola de ouro na orelha e que se infringissem as regras deste „ritual de iniciação“, o chefe do grupo arrancava o brinco como punição (ai!). Hoje em dia os chefes estão mais flexíveis e menos violentos, e o traje do Zimmerer está servindo de inspiração para muita gente que está de olho nos gatinhos, digo, na moda masculina. Aí abaixo o cantor Beck e o Playmobil fazendo escola.








Fotos (fonte):chronator.ch/blog/kanada/?p=337

www.handwerk-ostholstein.de



7 comentários:

Lissandro Silva - São Paulo disse...

Rob..Adorei a "aula", bem interessante.Me lembrou não sei pq os Amish, que entraram na moda tb..
Mas diz ai, eles ate hj tem q ficar de 1 a 2 anos trabalhando por comida?? Isso é meio ultrapassado né..
Bjo

Frau Martins - Berlin disse...

Que bon que voce gostou!!! A roupa lembra mesmo os Amish e eu tenho visto muita gente usando "corduroy" no outono, que acho que eles sao uma boa inspiracao...
Eles tem que viajar durante 1 ou 2 anos e tem que trabalhar ou pedir comida, a cada lugar que vao. Nao podem voltar pra casa nesse meio tempo.. é a tradicao... e é a graca da viagem tb. Aqui no norte todo mundo conhece eles e assim eles nao passam necessidade. Mas a idéia é essa, um rito de passagem....
BJO

Lissandro Silva - São Paulo disse...

Humm..Sei q soa meio old fashioned, mas sabe q eu adoro essas coisas?! Pena nao ter aqui no Brasil isso..
Vc ja deu comida pra algum deles? uhuahu
Bjao

Frau Martins - Berlin disse...

Ainda nao...mas se algum quiser eu to dando casa, comida e roupa lavada... ;-P
BJO

Luciene Vieira disse...

Que coisa esse post... nunca imaginei que essas tradições ainda existissem em um país tão evoluído e neste século. Adorei, mesmo, saber e ver as fotos, que estão ótimas. Fiquei curiosa: e tem trabalho para eles? Ou seja, eles edificam novos telhados ou só restauram os já existentes?

Curator disse...

Rob,só fatou falar que você conhece um que é um gatinho..Hhahahaa! Amei o post, e o estava esperando.Tenho que conseguir um tempinho para falar das tradições espanholas também.
BeS.O.S
Estou desaparecida pq estou afogada em trabalho!

Frau Martins - Berlin disse...

Hallo Luciene!!! A Alemanha é um país repleto de tradicoes e rituais e ao mesmo tempo super moderno! Pensando bem, o Brasil tem tribo indígena que nunca conheceu "a civilizacao" e ao mesmo tepo exporta tecnologia de ponta... Acho muito importante a preservacao da tradicao, mas com o olho no futuro! E pra responder sua pergunta, ainda existe ptrabalho pra eles sim, no sul a tradicao ainda é forte pois ainda se constroem casas de madeira, mas aos poucos tende a desaparecer. Os meninos vao estudar arquitetura, engenharia cansam de bater martelo e cortar madeira...Eles constroem e restauram, fazem de tudo.
E Angie, o gatinho é minha fonte de pesquisa, mas num quis ser fotografado....hahahaha...tira o olho que ele é da familia!!!!hahahahahaha
Beijokas fofas