segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Creative Art Session 2008

Em 13 de setembro abriu a mostra Creative Art Session 2008 no Museu da Cidade de Kawasaki, no Japão. O evento é realizado pela Japan Brasil Art Center (JBAC), instituição que realiza intercâmbio artístico entre o Brasil e Japão desde 1995, e faz parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Reunindo artistas já consagrados e jovens talentos, a exposição ocupa uma das galerias do museu e se divide em três módulos: mostra coletiva com obras de artistas plásticos contemporâneos brasileiros, projetos da esteta Tomie Ohtake e do arquiteto Oscar Niemeyer, além de uma amostragem de objetos do cotidiano brasileiro, curados pelo jornalista Erico Marmiroli. Além disso, filmes brasileiros serão exibidos ao público japonês. A mostra fica em cartaz até o dia 13 de outubro de 2008. Em novembro haverá uma mostra coletiva com artistas japoneses no Museu da América Latina, em São Paulo.
A coletiva reúne artistas plásticos como Adrianne Gallinari, Albano Afonso, Ayao Okamoto, Caíto, Cris Bierrenbach, Fernanda Cardoso, Felipe Barbosa, James Kudo, Kimi Nii, Lia Chaia, Marta Neves, Mazu, Mônica Rubinho, Roberto Okinaka, Rosana Ricalde, Sandra Cinto e Sidney Philocreon. O evento tem apoio do
Governo Federal, Fundo Nacional da Cultura - Ministério da Cultura, Fundação Memorial, Secretaria de Relações Institucionais e Governo do Estado de São Paulo.

Tomie Ohtake e Oscar Niemeyer percorreram caminhos distintos, mas desenvolveram trabalhos em conjunto, exatamente o que será mostrado. Desde o Memorial da América Latina (construído em 1989) até o mais recente Auditório do Ibirapuera (concebido há 50 anos, mas realizado em 2005), serão apresentadas maquetes do projetos de Niemeyer, que possuem obras de Ohtake. Além disso, as maquetes das esculturas concebidas por Ohtake especialmente para o Centenário da Imigração do aeroporto de Guarulhos e do emissário submarino da cidade de Santos estarão presentes. Um vídeo com depoimentos e imagens do atelíê de Ohtake, que migrou para o Brasil em 1936, também serão mostrados. Cadeiras projetadas por Niemeyer e materializadas pela tradicional empresa de design japonês Tendo Mokko fazem parte da exposição.

Amplo panorama da cultura brasileira será mostrado através de diversas criações, de diferentes âmbitos (vestuário, design, música, comida, brinquedos, jóias, folclore, elementos do coditiano, entre outros), mostrando o resultado de uma sociedade multicultural. Com curadoria do jornalista e produtor Erico Marmiroli, uma parede de 25 metros de comprimento abriga peças da empresa Ovo, designer Flávia Pagotti Silva, designer Rachel Hoshino, peças do estilista Ronaldo Fraga, marca Banca de Camisetas, sandálias femininas da Melissa, brinquedos da Troyart, trabalhos dos ilustradores Kako, Carlo Giovani e Leo Gibran, brinquedos e comics de Mauricio de Sousa e Ziraldo, jóias dos criadores Arnaldo Battaglini e Nami Wakabayashi, entre outros. Os filmes 'Central do Brasil' e 'Orfeu Negro' fazem parte da programação oficial.
Créditos: Divulgação / James Kudo

Nenhum comentário: