terça-feira, 11 de setembro de 2007

RDA, moda de hoje e de ontem…

A República Democrática Alemã (o pedaço da Alemanha comunista), terminou com a queda do muro de Berlim, mas não o interesse pelo design da época. O mais famoso é o Ost-Ampelmann (o homenzinho do semáforo do Leste), que está estampado em camisetas e em todo tipo de souvenir que se pode encontrar em Berlin. Há pouco tempo atrás dava para saber se você estava no Leste ou no Oeste só observando que tipo de boneco tinha no semáforo. Desde 1993 o Ampelmann ou Ampelmännchen (no diminutivo) é colocado mesmo no Oeste só porque ele é mais curioso. A curiosidade reside no fato dele usar chapéu, ter pés e maos grandes e ser meio achatado (!).
Ele foi inventado por Karl Peglau em 1961, que justificou o seu inovador design, através de um estudo de “psicologia do transito”, onde supostamente os pedestres reagem melhor a um homenzinho de chapéu (risos) do que a sinais abstratos de luzes coloridas. Design “bastante útil” para quem está simplesmente afim de atravessar a rua sem ser atropelado, mas para ser honesta ele é bem charmoso... é uma dessas coisas meio nonsense que só se ve por aqui.
Ahhh...e hoje já tem a vers
ão homenzinho com guarda-chuva e Ampelmädchen, a menininha do sinal, só pra ser mais democrático.

3 comentários:

Curator disse...

Simplesmente ameeeeeeei seu retorno ao blog!!!!! Tenho que ir a Berlin para ver essas coisas! beS.O.S

Frau Martins - Berlin disse...

Obrigadaaaaa!!!!!
Eu estava precisando retornar...tem muito mais ainda... Voce que está corrigindo meus acentos? Eu simplesmente nao tenho a menor idéia de como coloca acento no laptop da minha irma... Mas muito obrigada... é horrível sem acento, fica faltando algo...

Frau Martins - Berlin disse...

Ahhhh e venha logo que já está ficando frio...