terça-feira, 12 de junho de 2007

Lagerfeld Confidencial

Quarta feira passada estreiou Lagerfeld Confidencial. Um documentário sobre o estilista Karl Lagerfeld. Durante quase hora e meia conhecemos quem se esconde sob este personagem tão peculiar. Lagerfeld está considerado como um dos criadores mais influentes do mundo da moda no século XX.
O documentário, de origem francês, nos descobrie o diretor criativo da maison Chanel, todo um gênio e figura do design de moda. Lagerfeld se transformou junto de outros criadores como John Galliano, em todo um ícone do mundo da moda; inclusive em alguns momentos chegando em eclipsar suas próprias criações.
Nascido na Alemanha em 1938 (mesmo que correm rumores que foi em 1933) o Káiser da moda se interessou por ela aos 14 anos quando emigrou a Páris. Três anos depois e com só 17 anos, Lagerfeld conseguia um posto de trabalho junto ao gênio Pierre Balmain.
Em 1980 criou sua própria marca . O estilista não unicamente quis acomodarse com sua própria marca mas continuou crescendo em nível criativo colaborando com grandes casas como Fendi, Chloe ou Chanel.
A dia de hoje este estilista se encarrega coleção após coleção de renovar os desenhos de Chanel, adaptándolos a uma mulher atual. Isso sim, sempre com seu “savoir faire”.
Durante o documentário conhecemos ao estilista-artista. Lagerfeld não unicamente se encarrega do design de moda. Também é experto em arte, fotógrafo, pintor… Um artista do mais completo.
Provocador e reacionário, também foi polêmico em mais de uma ocasião. Lembremos que faz uns anos decidiu perder 36 quilos para poder vestir a coleção de Hedi Slimane. Assim o conta ele mesmo: "De repente quis vestir-me diferente, usar roupas desenhadas por Hedi Slimane" afirmou. "Mas esta roupa, modelada para garotos muito, muito magros -e não por homens da minha idade- requeria que perdesse pelo menos 36 quilos. E os perdi em exatamente treze meses".
Excentricismos a parte, Karl Lagerfeld passará à história como um grande do mundo da moda seja pelas suas criações ou pela sua atitude (uma não exclui a outra). Para que quer ver trechos desse documentário click.

Nenhum comentário: