terça-feira, 12 de junho de 2007

Van Gogh em Madri - ultimos trabalhos

Quando Vincent Van Gogh chegou na vila francesa de Auvers-sur-Oise, na busca de uma vida nova após um ano de asilo mental em maio 1890, embarcou em uma explosão da creatividade, produzindo mais de 70 pinturas dentro de dois meses.
Estes trabalhos sigificaram a etapa final de sua vida, pois após terminar estes trabalhos ele atirou em si próprio no dia 27 de julho e morreu dois dias após o incidente aos 37 anos de idade
Nesta Terça -feira(12/06) , o museu de Thyssen-Bornemisza de Madrid abre a primeira exibiçao com 29 dos trabalhos focalizando os dias finais do artista holandês. Intitulado "As Paisagens do Final," caracteriza 26 pinturas e três desenhos recolhidos das galerias e das coleções confidenciais ``worldwide``. Fornecendo os pontos da comparação são seis pinturas por Cezanne, por Pissarro e por Daubigny, que tinham encontrado também a inspiração em Auvers antes de Camionete Gogh.
No dia 13 de junho deste mesmo ano ele escreveu uma carta para a irmã :
``Eu estou trabalhando bastante e rapidamente estes dias, "
"fazendo isto que eu procuro encontrar uma expressão para a passagem desesperadamente rápida afastado das coisas na vida moderna."
A luz e a cor - predominante verdes, azuis e amarelos - e marca registrada de Camionete Gogh áspera, tijolo deram forma aos cursos da escova estourados adiante das pinturas, com o artista que retorna a seus temas favoritos dos campos e as madeiras, os trajetos do país e casas de madeira.

Nenhum comentário: