quarta-feira, 24 de março de 2010

A hora deTakeshi Kitano

Paris rende homenagem a Takeshi Kitano, é um dos diretores japoneses mais importantes da história. Atuou e dirigiu a maioria de seus filmes, produziu muitos programas de televisão , principalmente comédia (As Olimpíadas do Faustão foram criadas inspiradas em um programa dele!jijijiji Compara isso com Dolls... Enfim) e também há usou seu talento para o mundo das artes plásticas. Por isso o que não falta é material para gerar dois eventos simultâneos.
O centro Pompidou faz uma retrospectiva completíssima sobre seu papel no mundo do cinema, Takeshi Kitano, L’Iconoclaste. Le Cinéaste et l’Acteur pour le Grand et le Petit Écran oferece a oportunidade única para rever todo o trabalho de Kitano. Até o dia 26 de junho.

Do outro lado do rio Sena, A Fundação Cartier organiza uma importante coletânea de sua obra onde reúne esculturas, instalações e pinturas. Beat Takeshi Kitano, Gosse de peintre, é uma exposição "destinada" a um público infantil que vai fazer você esquecer quantos anos tem. Kitano, modesto e genial como é, não se considera um artista e não aceita estar "preso" em um gênero ou formato , seu trabalho é encontrar a melhor saída a suas idéias. Até 12 de setembro.
Mais imagens aqui e aqui.
Visite a exposição na Fundação Cartier com o vídeo abaixo.

Um comentário:

Silvana Souza disse...

Nossa, aquele boneco lá do começo preto de rosto branco é igual o espírito que segue a Shihiro no desenho! Será que ele não teria alguma relação?