segunda-feira, 8 de março de 2010

Etait une fois Playmobil

Desde dezembro de 2009 o Les Arts Décoratifs rende homenagem a um ícone da minha infância, o Playmobil. E até 9 de maio (dia do meu aniversário) vocês podem visitar uma exposição dedicada a este bonequinho de 7,5 centímetros e 35 anos de idade.


A exposição mistura todos os mundos deste brinquedo: circo, cavalheiros, piratas, vikings, indios e vaqueiros, exploradores, animais de fazenda, a vida na cidade... um olhar ao passado, presente e imaginário deste personagem.

O primeiro Playmobil foi criado em 1974 por Hans Beck , (eu tenho um desses! Pra quem não sabe , todos os bonecos tem a data de fabricação impressa no pé) foi uma grande mudança já que até auele momento os bonecos em miniatura eram feitos de chumbo, papel, metal pintado ou plástico e vinham de fábrica uma postura, com os pés fixados em um suporte para manter o equilíbrio.

Este pequeno brinquedo fabricado em série trazia uma novidade, era articulado e dotado de acessórios intercambiáveis.O grande sucesso despertou o interesse de várias empresas,mas seu criador exigiu durante todo estes anos que as diferentes séries não se "vendessem" a marcas comerciais ansiosas por introduzir seu "merchandising" . Tampouco permitiu criar seus personagens imagens famosos do mundo da moda, do cinema, a televisão ou a história em quadrinhos.Não deixe de visitar a web do museu, e veja as campanhas publicitárias desde a década de 70 até os nosso dias!Musée des Arts décoratifs - galerie des jouets
107 rue de Rivoli
75001 Paris


fotos: Angélica Dass

3 comentários:

Héstia disse...

Ainnn que fofos
meu marido gosta de mais deste brinquedinho
hehehehe

ele ganhou uma camiseta do playmobil fofa

Lissandro Silva - São Paulo disse...

Mini flashback!
Bjo

Miss Lopes - Rio de Janeiro disse...

to achando um LUXO essas fotos com marca d'água do Cajon!!