Desde dezembro de 2009 o Les Arts Décoratifs rende homenagem a um ícone da minha infância, o Playmobil. E até 9 de maio (dia do meu aniversário) vocês podem visitar uma exposição dedicada a este bonequinho de 7,5 centímetros e 35 anos de idade.
A exposição mistura todos os mundos deste brinquedo: circo, cavalheiros, piratas, vikings, indios e vaqueiros, exploradores, animais de fazenda, a vida na cidade... um olhar ao passado, presente e imaginário deste personagem.
O primeiro Playmobil foi criado em 1974 por Hans Beck , (eu tenho um desses! Pra quem não sabe , todos os bonecos tem a data de fabricação impressa no pé) foi uma grande mudança já que até auele momento os bonecos em miniatura eram feitos de chumbo, papel, metal pintado ou plástico e vinham de fábrica uma postura, com os pés fixados em um suporte para manter o equilíbrio.
Este pequeno brinquedo fabricado em série trazia uma novidade, era articulado e dotado de acessórios intercambiáveis.O grande sucesso despertou o interesse de várias empresas,mas seu criador exigiu durante todo estes anos que as diferentes séries não se "vendessem" a marcas comerciais ansiosas por introduzir seu "merchandising" . Tampouco permitiu criar seus personagens imagens famosos do mundo da moda, do cinema, a televisão ou a história em quadrinhos.Não deixe de visitar a web do museu, e veja as campanhas publicitárias desde a década de 70 até os nosso dias!Musée des Arts décoratifs - galerie des jouets
107 rue de Rivoli
75001 Paris
fotos: Angélica Dass
107 rue de Rivoli
75001 Paris
fotos: Angélica Dass
3 comentários:
Ainnn que fofos
meu marido gosta de mais deste brinquedinho
hehehehe
ele ganhou uma camiseta do playmobil fofa
Mini flashback!
Bjo
to achando um LUXO essas fotos com marca d'água do Cajon!!
Postar um comentário