sábado, 15 de agosto de 2009

Especial Street Art: filmes

Para quem está gostando do assunto 'street art', há uma série de filmes. O Cajon dá agora uma listinha:
Wild Style (Charlie Ahearn, 1982) - crônica sobre o começo do hip hop, mostrando um mundo onde rappers, break dancers e graffiti writers reinavam nas ruas. O filme é mencionado por fãs como se fosse um documentário, mas não é, apesar do diretor ter escalado artistas e pessoas reais para o filme. Um livro do filme foi lançado no aniversário de 25 anos.
Style Wars - the original Hip Hop Documentary (Tony Silver e Henry Chalfant, 1984, 60min) - documentário clássico que conta sobre a ascensão e declínio do graffiti em metros de NY no final dos anos 70 e começo dos 80, que fazia parte da cultura do rap, scratch e break.
Drawing the line: a Portrait of Keith Haring (1990, 30min) - documentário sobre o controverso artista americano Keith Haring, que passou das ruas para as galerias de arte.
The Universe of Keith Haring (2008, 90min) - outro documentário.
Dithers (2003, 180min) - documentário que explora a arte 'underground'.
Write and Unite (2004, 70min) - no mesmo espírito de 'Style Wars', esse documentário examina o trabalho de vários artistas e os mostra em ação.
Writers (Marc-Aurele Vecchione, 2004) - na década de 80 em Paris adolescentes começaram a pixar seus nomes em muros copiando o movimento em NY. Eles eram conhecidos como 'writers'. O diretor Marc-Aurele Vecchione foi um deles e conta nesse documentário a história do 'writing', sua política e estética.
Next: A Primer on Urban Painting (Pablo Aravena, Canada / França, 2005, 95 min) - documentário sobre a arte visual do graffiti como cultura mundial. Inclui entrevistas com Os Gêmeos, Sixeart, Faile e Nunca.
Infamy (2005) - documentário. Das ruas do norte da Filadélfia a um túnel em San Francisco, artistas discutem o compromisso com a cultura ao mesmo tempo que quebram mitos sobre a arte de 'tagging'. ('tag' é o símbolo usado por cada artista, seja um nome ou um símbolo)
Inside Out (Andreas Johnsen e Nis Boye Møller Rasmussen, Dinamarca, 2005, 60min) - documentário que segue o artista ZEVS (conhecido por fazer pontos vermelhos entre os olhos de modelos em cartazes de rua). Apesar desses artistas exibirem em galerias, todos sentem necessidade de mostrar seu trabalho na rua, uma área sem as restrições do mundo da arte comercial.
Tats Cru: The Mural Kings (2006, 70min) - documentário sobre o grupo conhecido como Tats Cru. Eles falam sobre seus 25 anos de carreira no graffiti. O documentário mostra como o que antes era considerado vandalismo se transformou numa forma de arte.
Kroonjuwelen: Hard Times, Good Times, Better Times (Stunnedfilm, Holanda, 2006, 70min) - traça a história do graffiti em Amsterdam, da era do punk aos anos 90.
Rock Fresh (2006, 81min) - insider's guide da street art contemporânea. O documentário segue 5 artistas que mostram suas técnicas, discutem suas carreiras e o esforço para manter a integridade enquanto seus trabalhos chamam a atenção de grandes corporações.
Bomb It (Jon Reiss, 2007, 93min) - estuda o fenômeno do graffiti ao redor do mundo, explorando suas diversas incarnações - dos primórdios da antiguidade a famosos praticantes como Cornbread da Filadélfia e Taki183 de New York, aos modernos 'bombers. veja o trailer aqui.
Rash - Scratch It and It Spreads (Nicholas Hansen, 2007) - sobre street art na Australia, mais especificamente em Melbourne.
Beautiful Losers (Aaron Rose e Joshua Leonard, 2008, 91min) - celebra o espírito de um grupo de 'outsiders' que acharam no DIY de subculturas como skate, hip hop, surf, graffit etc um ponto em comum, e transformaram seu lifestyle em arte. veja o trailer aqui.
Em abril de 2008 houve a quarta edição do 'Street Art Film Festival' em New Jersey. Clique aqui para ver a seleção de filmes. E com certeza há muitos outros...
Abaixo, o documentário 'Open Air, Street Art', feito em 2006 como parte de um trabalho de faculdade (20min) - tem uns pedaços interessantes.



Nenhum comentário: