sexta-feira, 5 de junho de 2009

MUDE: Museu do Design e da Moda

Vou começar de trás pra frente: No meu último dia de viagem houve a ante-estréia do MUDE, que fica na Baixa Pombalina, na rua Augusta 24.
O museu impressiona pela qualidade e quantidade da coleção, contando com peças que mostram a evolução do design desde início do século XX até os dias de hoje. Com relação à moda atual, mobiliário e objetos, foi o museu mais completo e interessante que eu vi até hoje (bom, eu ainda não vi muitos, mas acreditem que esse é excepcional). Isso porque na ante-estréia só está em exposição uma mínima parte da coleção Francisco Capelo.
As peças estão dispostas de um modo que torna possível observar cada detalhe da construção de um vestido ou de uma cadeira, por exemplo. Sem medo do expectador, estão lá, quase que respirando de tão vivos, vestidos Alaïa, Givenchy, Dior, Schiaparelli...
A forma que os organizadores escolheram para distribuir o catálogo é simplesmente genial: Para democratizar o acesso, o catálogo tem formato de revista e é vendido a cinco euros em qualquer quiosque e banca de jornal.


































UPDATE: Esqueci de colocar os nomes dos Designers das peças que estão nas fotos! De cima pra baixo: Azzedine Alaia, Mark van Bierendonk, Vivienne Westwood e Jean-Paul Gautier, Zandra Rhodes, Pierre Cardin, Issey Miyake

Nenhum comentário: