sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fashion Rio preview II

A TNT desfila no domingo e mais uma vez aposta em artistas 'globais' para chamar a atenção. Na edição passada desfilou Cauã Reynald, o ator que vivia o Harley na novela 'A Favorita'. Dessa vez, a TNT leva à passarela Juliana Paes e Rodrigo Lombardi, a Maya e o Raj de 'Caminho das Índias'. O desfile foi inspirado por viagens e espírito de aventura.
Formas: modelagem cool, básica, com toques cheios de contemporaneidade e atitude.
Tecidos: voile, fustão, cetim e linho. O jeans aparece muito lavado, quase branco, ou intocável (no índigo de origem) apenas amaciado
Estampas: mar, selvas e tatuagens indígenas
Cores: areia, ferrugem, melão, pitanga, laranja, mostarda, limão siciliano (que nomes elaborados, não?? rss), musgo, caqui, maçã verde, turquesa, azul bic, azul verde, azul céu e azul marinho.
Apoena entra em cena com coleção inspirada em Brasília. A arquitetura, os monumentos, o céu azul, as flores, a imensa área verde e a qualidade de vida da Capital Federal são a inspiração da marca. Em tempo: a Apoena é de Brasília e trabalha a moda como instrumento de cidadania e resgate social. Ela utiliza mão-de-obra de cooperativas, beneficiando mais de 600 famílias - o intuito é trabalhar com pessoas em situação de desemprego ou subemprego e com filhos menores, mantendo as crianças junto às mães.
Formas: a estilista Kátia Ferreira aposta em novas formas e modelagens que referenciam Madeleine Vionnet e grande parte das roupas, feitas em moulage, são cortadas em viés e sem uma única costura. (já falamos de Mme. Vionnet aqui e também no blog da Espaço Fashion - será bem interessante ver a releitura da Apoena!)
Tecidos: malha, algodão e voile.
Estampas: flores, vichy, xadres, poás e listras.
Cores: magenta, ciano, branco e amarelo.
A Cantão desfila na segunda, mostrando o resultado de um jogo de imaginação: a estilista Yamê Reis criou uma Pequena Grande Ilha e imaginou roupas que se refugiam na leveza e conforto sofisticado por meio de técnicas artesanais como macramés, patchworks e lavagens. Seguindo o lema de que não é necessário muitos tesouros para uma vida plena e feliz, a coleção foi norteada por valores como a gratidão pelo que se tem e a confiança na natureza boa do homem - uma clara referência ao estilo de vida romântico aventureiro Robson Crusoé e ao mito do bom selvagem.
Tecidos e materiais: rendas, linho amassado, linho com foil (interessante, hein?? foil é uma camada prata ou dourada que é aplicada em cima do tecido - como uma estampa - dando efeito de um metálico desgastado pq o aplique é sempre meio incerto devido a natureza maleável do tecido), voile de seda, tricot, jeans, paetê e bolsas em couro esculpido a mão
Cores: azuis de Barbados, Caribe, Saint Martin, Martinica, verde Bahamas, areia, caqui Havana, coral tropicana e vermelho lava, além de rosa grenada, violeta Curação e amarelo banana.
Estampas: inspiradas na vegetação exuberante, nos pássaros e nos insetos, além dos códigos de navegação, como mapas, selos, caravelas, bandeiras e âncoras.
Formas: (a marca não revelou as formas que direcionaram a coleção, mas eu pessoalmente estou louca para ver ao vivo e a cores esse macacão da ilustração!)
A Santa Ephigênia desfile na terça, às 17h, e será que a segunda vez que as criações de Luciano Canale entrarão em cena nesse Fashion Rio, já que ele está fazendo também a coleção da Claudia Simões. A inspiração foi o trabalho da artista plástica Yayoi Kusama, que tem como característica a obsessão por repetição e acúmulo de padrões e bolas. A coleção tem pitadas à la Carmem Miranda e referências aos anos 40, 60 e 80.
Formas: evasê, silhueta em 'A'.
Tecidos: seda, linho, algodão, palha de seda; malha e tricot
Cores: branco, gelo, uva, verde musgo, caramelo, flamingo, amarelo claro e azul
Lenny, a toda-poderosa da moda praia, divulgou pouco sobre o que mostrará nas passarelas: "Com o olhar de um pássaro, a mulher verão 2010 atravessa as nuvens e plana sobre paisangens ensolaradas apropriando-se de cores, texturas, etnias, em busca da própria identidade. Nesse vôo por diferentes culturas, ela constrói e desconstrói estampas em franjados a laser, novos amassados tecnológicos, amarrações e cores vibrantes, iluminando o verão"
Em tempo: além de exportar para a América Latina e Oriente Médio, a grife tem representações nos Estados Unidos, Europa e África. Seus produtos podem ser encontrados em lojas de primeira linha como a Sacks e Barney's em NY, Harvey Nichols e Harrods em Londres e Les Printemps na França.
A Espaço Fashion é a penúltima marca a desfilar no Fashion Rio, que termina na quarta-feira, dia 10. Para o verão 2010 as irmãs Bianca e Camila Bastos apostaram na ancestralidade e no retorno às origens, construindo um verão com formas orgânicas.
Formas: silhuetas com volume seguro, comprimento mini e decotes vertiginosos.
Tecidos: a marca continua sua pesquisa com tecidos naturais e tratamentos artesanais.
Estampas: estamparia digital se destaca com cores elétricas e desenhos exclusivos.

Nenhum comentário: