sexta-feira, 5 de junho de 2009

Moda Hype inaugura o Cais no Fashion Rio

A programação oficial do Fashion Rio só começa amanhã, mas o espaço no Pier foi inaugurado hoje com os novatos do Rio Moda Hype. O evento foi chamado de + Convergência Urbana e pela primeira vez o evento juntou música e arte à moda. Três bandas se apresentaram antes e entre os desfiles: Phantazma; Drama Queen e Glass N' Glue. Essa última trazia no vocal a atriz Mayana Moura e Marina Franco (que é stylist e assinou dois desfiles do Rio Moda Hype). As meninas estavam cheias de energia, e o som rock-pop estava ótimo! (teve gente que até dançou)
O designer Peu Melo e o artista plástico (e ex-modelo) Antônio Bockel assinaram a arte-ambientação, que cuidou da cenografia do palco. As matérias prima foram as sucatas e madeiras dos destroços das obras dos armazéns no Cais do Porto. Eles ficaram mais de uma semana 'morando' no Cais para deixar tudo pronto para hoje - o resultado ficou bem bacana, como vocês podem conferir nas fotos. As referências foram Basquiat, Banski, skate, surf, grafiti, tudo num estilo 'faça você mesmo'.
E teve mais... Robert Guimarães (um dos criadores da Babilonia Feira Hype e do PRMH) e Cila McDowell cuidaram da vídeo art que era projetada nas paredes de fora do galpão 3. E Coletivo X Calaboca lab
assinaram o 'grafite digital', que aplica a arte nas paredes sem o uso de tintas.















Quanto aos desfiles, vou falar rapidinho porque já demos a prévia das inspirações aqui. No geral, foi bem legal ver alguns novatos fazendo moda interessante, desejável e principalmente usável.
Martins Paulo mostrou a coleção pop-retrô em cores pop: preto, vermelho, azul e amarelo - inspirada em Almodovar e na Espanha kitsch.
Bruna Ribeiro criou uma coleção super interessante, toda com peças 2 em 1: macacões unissex que podem ser usados dos dois lados, shorts que viram bolas, calças que viram casados, etc.
Vitorino Campos arrasou com o estilo mais clássico e sofisticado, com modelagens super complidadas cheias de pregas e volumes localizados. As cores eram neutras. Lembrou Bottega Veneta. Detalhe: ele tem apenas 21 anos!
Lore mostrou peças em estampados coloridos num estilo bem irreverente, jovem e urbano. Deu vontade de ter uma peça para sair por aí.
Julia Vale criou a coleção baseada nos movimentos das camadas de ar (?) e também mostrou uma coleção concisa onde o que chamava mais atenção era a belíssima cartela de cores. Ela brincou com fluidez dos tecidos e assimetricas. As roupas tinham aplicações localizadas de paetês, em cores que contrastavam, ou 'sombreavam' a base.
Butch mostrou com certeza o desfile mais gostoso da temporada - todos os modelos estavam de sunguinha, exibindo o 'six pack' (ou barriga de tanquinho) e as pernas malhadas...
Stefania fez modelagens complicadas, cheia de recortes. Jotadê tinha uma ótima alfaiataria. R.Groove foi o último e, na minha opinião, foi bem melhor que no desfile passado. A cartela era pastel e não tinha os elementos 'over' como do ultimo desfile.
(fotos de desfile do Terra, em ordem: Martins Paulo, Lore, Julia Valle, Bruna Ribeiro e Vitorino Campos)

Nenhum comentário: