quarta-feira, 13 de maio de 2009

11º Rio Moda Hype

Saiu o line up do 11º Rio Moda Hype, que esse ano tem como tema "Convergência Urbana". Todos os desfiles acontecem no dia 5 de Junho, no Armazém 3 do Cais do Porto, uns as 19hs e os outros as 20hs.
Aqui vai a lista dos designers que abrem o evento:


Fernanda Yamamoto : Paulistana, a jovem designer se formou em Administração de Empresas, e depois cursou Moda pela Parsons, de Nova York. Experiente, já fez estágios em grandes marcas como: Tufi Duek e Calvin Klein. Desenvolveu produtos com Alexandre Herchcovitch e assinou coleção para a Rosset Têxtil, além de ser assistente de Jum Nakao em alguns projetos. Essa sera sua quarta participação no evento.

Coleção: Funde geometria e pesca na coleção de verão 2010, denominada Pescametria.
Formas geométricas construídas pela técnica de moulage são fluidas e seguem o movimento das águas. Um trabalho inédito em estamparia digital mostra iscas artificiais que se prendem ás redes de pesca em tricot.

Materiais: Tule, cambraia encerada, tricoline e cetim. As novidades são a estamparia e o tricot.

Silhueta: Mais justa e curta

Cores: Branco, pérola, rosa bebê, rosa choque, cereja e verde

Acessorios: Pingentes, brincos e matracas em acrílico, desenvolvidos em parceria com a Troyarte e +Design, e bolsas, com Bruna Starling.

Martins Paulo : Certificado em Design e Moda, atualmente estuda Artes Visuais na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou seu trabalho com moda em 2002, criando e desenvolvendo coleções para grandes confecções. A marca que leva seu nome foi criada em 2006, quando foi selecionado como um dos novos talentos do Dragão Fashion Brasil (DFB); Também já participou do projeto Piauí/Sampa, coordenado por Walter Rodrigues.

Coleção: Intensas e complexas, as mulheres de Almodóvar e uma Espanha kitsch e pop inspiram o verão 2010 do estilista. Folclore, cores intensas e punk oitentista se misturam na coleção "Mujeres en rojo sangre".
As peças tradicionais da região de La Mancha são mixadas a roupas ajustadas e de volumes concentrados, vindas do punk que aparece na primeira fase da filmografia de Pedro, e também a folhos e babados das saias do flamenco.

Materiais: Algodões naturais, algodão resinado e materiais sintéticos.

Silhueta: Volumes nos ombros e/ou nas saias e cintura marcada.

Cores: Vermelho sangue, azul royal, preto, amarelo gema, verde esmeralda, branco e bege.

Bruna Ribeiro: Recem formada na Faculdade Santa Marcelina (SP), com a coleção Soma-se pessoas, divide-se roupas, que aborda família e novas possibilidades do vestir. Foi escolhida pela revista TPM como uma das revelações entre os novos talentos na moda, contribui, como ilustradora, para várias publicações, faz a direção criativa da loja Luxô shoes store e tem uma linha exclusiva recém-lançada de calçados na Surface to air (SP). Esse ano marca sua estreia nas passarelas do Rio Moda Hype.

Coleção: "Vari(as)ações" se inspira nos uniformes de garis, lixeiros, faxineiros, operários e metalúrgicos. O workwear, funcional e prático, sem escolha, traz a força do dia-a-dia para a passarela da marca, em reinterpretações que fogem bastante do óbvio. Pecas cheias de regulagens, multifuncionais, como o short que vira bolsa, entre outros.


Materiais: Tecidos naturais mais leves, como algodões, tricolines e sarjas, até sintéticos mais estruturados, como tactel e o nylon. As peças de moda praia vem em lycras e malha.


Silhuetas: Oversized, com shapes e volumes do guarda-roupa masculino, utilitária

Cores: Quentes, vibrantes, variando das tonalidades de amarelos, passando a mostardas e marrons.

Acessórios: Sadálias-bota, rústicas como a bota masculina e delicadas como as sandálias femininas, feitas em plástico transparente.

Vitorino Campos: Jovem de 21 anos,estudante de moda da Unifacs, em Salvador. Aos 16 anos, já tinha loja e marcas próprias em Feira de Santana. Suas peças, hoje, são vendidas nas multimarcas Galpão de Estilo e Clubedomizio, em Salvador, e na Fernanda Mourão, em Brasília (DF). Apontado pela Vogue Brasil de janeiro como o nome capaz de levar a moda baiana ao resto do País, o estilista acaba de vencer o concurso Novos Talentos Barra Fashion Bahia, que já revelou Luciana Galeão e Márcia Ganem. Primeira participacao no RMH.

Coleção: Vitorino mostra sua coleção "Lufada" que reinterpreta a trajetória da grã-duquesa russa Anastásia Romanov, morta em 1918 e filha dos últimos czares da Rússia. As cores aparecem com movimento e fluidez. Ainda dentro das inspirações, o estilista recorre à canção Hoppipolla, da banda islandesa Sigurs Ros, e ao expressionismo abstrato de Jackson Pollock. Materiais: Cererto, seda pura, cupro, algodão e linho.

Silhueta: Peças com volumes localizados, mangas volumosas, cortes em viés, pregas em sobreposição, calças baggy e saias godê.

Cores: Bege e variações, off-white, verde-claro, rosa nude, amarelo claro e azul claro.

LORE: A marca do Recife (PE) foi criada em 2007 e estréia, no Rio Moda Hype, apresentando a terceira coleção de sua trajetória. O nome da grife une os apelidos de Lô e Rê: Lorena Rosado estuda design de moda na Faculdade Boa Viagem (FBV), em Recife (PE) e Renata Vieira é formada em publicidade pela Universidade Potiguar (RN) e pós-graduada em moda e criação pela Faculdade Santa Marcelina (SP). Lorena também fez curso de estlismo pelo SENAC (PE) e já estagiou no Sebrae (RN) no setor de moda e design. Ambas tiveram experiências individuais de criação de moda com marcas próprias.

Coleção: "Brincando com a sorte" se inspira num tabuleiro na feira livre, no centro de Recife, que comercializa artigos para atrair amor e fortuna. Penduricalhos da sorte, estampas coloridas e bordados marcam a coleção, que traz padronagens inspiradas em talismãs e contrastes de tecidos finos e rústicos. Drapeados dão volume aos ombros e acentuam decotes.

Materiais: Seda pura, seda mista, linho, algodão, tricolines paletizados e voiles de malha.

Silhueta: Justa ao corpo e curta, com formas que lembram as décadas de 80 e 90.


Cores: Branco, preto, verde azulado, vermelho coral e azul índigo.

Acessórios: Tiaras, brincos e colares banhados a ouro em formatos de trevo, ferradura, figas e cifrão. Bolas e cintos com amuletos da sorte.

Estampas: Biscoito da sorte, cartelas de bingo, figas em forma de losangos, degradê de trevos, manekineko, fitas coloridas da sorte e elefantes.

Julia Valle : Terceira participação no RMH, essa mineira, formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estilista pela Designskolen Kolding (Dinamarca), ela hoje mantém um ateliê em Belo Horizonte, onde produz e expõe suas criações. Também já trabalhou com grandes nomes da moda do Brasil e do mundo, como Alphorria, Printing, Henrik Vibskov (Canadá) e Maja Mehle (Eslovênia) e teve coleções expostas em galerias de arte dos EUA e da Eslovênia.

Coleção: Focada nos estudos analíticos sobre movimentos de massas de ar em edificações. A instalação Magic Square nº 5, da série Penetráveis, de Hélio Oiticica, é percorrida por massas de ar que produzem desenho complexo e caótico. Muitas referenciais estéticas de neblinas, ventanias, orvalhos, materializados, objetificados, traçados e coloridos. O invisível recebe formas, cores e volumes.
O desfile terá bloco de modelagens feitas a mão livre, sem réguas ou suportes para traços exatos, ou moulage, e modelagens digitais, usando o software Generator, que foi praticamente o tema de seu primeiro desfile.

Materiais: Linho, seda e algodão. Silhueta: Fluida, caracterizada pela modelagem livre.

Cores: branco, e seus sombreados, azul, amarelo, vermelho básicos e magenta.

Acessórios: Inspirados nas bólides de Helio Oitica e nos bichos de Lygia Clark, utilizam madeira, metal e material orgânico.

Nenhum comentário: