quinta-feira, 11 de junho de 2009

Fashion Rio: Filhas de Gaia

Esse foi o primeiro desfile solo de Filhas de Gaia, que na edição passado mostrou dentro dos 'novos talentos' (formato que não existe mais no evento de Paulo Borges). 
Para o verão as meninas Marcela Calmon e Renata Salles deram um fast forward no tempo e se inpiraram num mundo em alta velocidade, misturando presente e futuro num desfile entitulado 'Futuro do Presente Imperfeito'. A cenografia do fundo era feita de caixas de papelão, que me lembraram as cápsulas do tempo de Andy Warhol (o artista lacrava caixas com conteúdo de certos momentos, para no futuro lembrar de coisas específicas daquela data ou período - hoje elas são arquivo do Museu Andy Warhol nos Estados Unidos). Uma imagem de cidade futurista (estilo dos filmes Metropolis ou Blade Runner) foi projetada nas caixas no começo do desfile. 
Na passarela, muitos e muitos tubinhos em branco, nude e cinza claro, cada um com recortes / construções diferentes, e muitos e muitos tomara que caia, tudo muito curto como se viu nos dias anteriores do Fashion Rio. O amarelo cítrico e melancia entram mais tarde para levantar a cartela de cores. Os tecidos eram nobres, uma das característica da Filhas de Gaia, que prima pela qualidade de materiais e fabricação. As sedas muitas vezes vinham sem bainha e desfiando, como se o tempo as tivesse desgastado. Um dos destaques era a alfaiataria das jaquetas e casaquetos, que eram simples nos detalhes deixando a modelagem bem justa falar por si. As saias eram na cintura, com volume no quadril. Nos últimos looks elas eram hiper estruturadas, estilo balão (será que elas pegam na noite do Rio?) - segundo as estilistas, a silhueta remetia a ampuleta que marca o passar do tempo...























Fotos: Carlos Zambrotti / AgNews

Nenhum comentário: