terça-feira, 9 de junho de 2009

Fashion Rio: Apoena

O desfile da Apoena era uns dos que eu queria muito ver porque, como disse aqui, iria fazer referência a Mme. Vionnet. Na verdade, as modelagens eram bastante básicas e não lembravam em nada a da mestra francesa. A similaridade era no fator social: Vionnet oferecia férias, consulta médica e outros benefícos numa época onde o trabalhor não tinha direito a nada; e a Apoena trabalha com cooperativas, beneficiando mais de 600 famílias.
Nessa coleção a estilista Kátia Ferreira trabalhou a mistura de estampas (xadrez, vichy, poás e listras) com flores bordadas por cima (nas fotos parece silky, mas na verdade é tudo bordado - um trabalhão!). Os comprimentos eram curtos e os looks bem jovens e despojados. As cores da coleção foram branco, amarelo, magenta, azul bic e alguns toques de turquesa e laranja - todas presentes nos colares de miçangas entrelaçados que completavam a produção. A Apoena também apostou em peças todas de tricô nas cores vibrantes já mencionadas. A peça que mais aguçou o desejo consumidor foi o vestido estilo kafta todo bordado.
A coleção foi inspirada em Brasília (cidade natal da grife) e sua arquitetura, flores e jardins. A cenografia de Bill Macintyre, simples e charmosa, remetia às pilastras curvas do Palacio do Planalto.

fotos: Carlos Zambrotti / AgNews

Nenhum comentário: