segunda-feira, 4 de maio de 2009

WWWW. WELCOME to the WORLD WIDE of WOMEN

Na semana passada Samuel Sapristi assinou o editorial da nossa news, com um artigo exclusivo que agora vamos postar aqui no blog! Espero que disfrutem das dicas!
Boa Semana!

Samuel Sapristi canta como na rumba de Camarón...."Volando voy, volando vengo!, por el camino, yo me entretengo..." As vezes me perco no caminho, me entretenho, me distraio com um passarinho, com uma supernova, fico escutando embaixo de uma janela uma velinha cantando, um menino praticando com a trompeta, torturando aos vizinhos....e passam as horas, os dias, os meses...

Ao dar voltinhas, eu descubro, eu vejo, eu escuto coisas, que me revelam, me confirmam que o mundo está precisando de menos testosterona e mais estrógenos...eu pernoito num cajón desastre e fico espiando um grupo de meninas, meninas de todas as idades, que revolvem uma bagunça de ideias, um caldinho verde, amarelo, com toques de rosa schiaparelli e azul cobalto, e lembro do século que tem que vir...o século das novas cores, e novas ideias, os novos ideais, as novas formas e os novos sons....Por isso eu procuro na minha caixa de tesourinhos e trago um pouco de essa e de aquela, e da outra e...faço uma festa de fogos de artificio com nomes de mulher:

Fugindo da já tópica M.I.A. em seu Grime trendy... vou abrir a cortina para as outras neo-pop-ladies trendy do momento....negras cantando como brancas, agora que a indústria tem posto á brancas para cantar como negras:

Santigold/Santogold (Santi White como nome real;) Mesmo com. Kanye West que com Roots Manuva, Pharrel Williams,...ou no seu registro mais neopop... supera, de longe, a MIA com quem a comparavam, e ainda sendo um produto de tendência, aporta parte dessa nova personalidade forte das novas e jovens mulheres da "industria" musical.

Na mesma linha, mas mais sutil, e definitivamente mais indie...achamos a uma jovem menina da que com certeza seguiremos ouvindo também em distintos registros: The Cockandbullkid. Ouça mais aqui!

Continuando mais para o pop, e mais para o punk, e mais para o indie, temos grupos de mulheres com atitudes bem definidas no gênero, mas com esse matiz definitivamente engraçado e divertido, bem feminino: The Coathangers

e..., da horda de grupos japoneses punks emos do espírito Ramones...Lolita N.18

E assim, aproveitando que passamos por Japão, onde estranhamente, apesar do seu machismo dominante, tem algumas das figuras femininas mais criativas da música,...trocamos de registro e escutamos a Tojiko Noriko,...uma ainda jovem, mas muito reconhecida, música eletrônica e experimental. Delicada, elegante, e sempre inquieta.

e sem dúvida , uma das mulheres mais brutais que conheço no mundo da música...um TALENTO invejável e um gosto especial ...e jooooovem! Senhoras e senhores com todos vocês....Hiromi Uheara!

e aqui com Chick Corea, nada menos!

Falando de talento, temos que fazer especial menção para essa turma de mulheres compositoras e diretoras clássicas que estão fazendo seu lugar nesse difícil mundo...Som muitas as propostas de novas orquestras latino-americanas, muitas as diretoras estado-unidenses, cubanas, venezolanas.
Vou destacar a Alondra de la Parra, uma mexicana muito jovem, formada por meio mundo, que acabou em Nova York onde fundou a Orquestra Filarmônica das Américas.

E outras mulheres com talento, só que mais Pop, pop mesmo...
A bem sucedida mas ainda muito mais ponderável Catpower:

e uma novinha que está arrasando aqui na Espanha e ganhando mundo... Russian Red

e Antes de ir abrindo a porta de saída...vou botar também as americanas, francesas de adopção, com uma homenagem ao Brasil...já que estou dedicando essa lista ao Universo de novas e não tão novas mulheres, rainhas musicais no Brasil...
Cocorosie, Brazilian Sun:

E se começávamos com negras que "cantam como brancas"...agora vou me despedir com alguma branca novinha que também canta como negra ( agora que a Winehouse derrotou a indústria...e foi para a bodega), e alguma negra que canta como negra.

O novo valor joooooooovem do soul (agora que é re-trendy), británico, com seus grammy's bem quentinhos: Adele

E por fim, permita-me que me deleite em meu novo valor do un-soul que cria estilo....até que Miss Badu volte...tive que achar uma nova ajuda....foi quando descobrí a Muhsinah,...da que miss dass já falou faz um tempinho, até alcançou um nome trend....mas ela é muito jovem, e ainda assim compõe suas próprias músicas e para outr@s. Ela já colaborou no último e delicioso disco de Foreign Exchange e com certeza vamos ouvir muito mais de ela...

Somamos algumas que van soando e que seguro van soar mais... Janelle Monae
Shingai Shoniwa, vocalist dos ecléticos Noisettes, uns dos meus preferidos...
Amanda Diva, que recentemente fez um disco rotundo chamado Spandex, Rhymes and Soul , e que se descobriu como algo mais que uma vocalista ou uma mc no Def Jam Poetry em 2002. Ouça

... e pra o CIAO definitivo, vou botar algumas das minhas mcs preferidas, algumas com coisas novas, e outras esperando... Estávamos precisando também de mulheres criativas, elegantes, com ESTILO:
Yarah Bravo já é um clássico...junto a seu marido Dj Vadim som um referente no HH europeu, elegante e musical:
Invincible (realmente invencível)
Stacey Epps (ao vivo espetacular, amiguinha da Muhsinah, freshhhhca)
Rita J (Com certeza vamos ouvir muito mais dela...):
Igual que de Emonifela

E agora este homem chato cala...e deixa a voz da mulher no ar...

Mais textos de Samuel Sapristi aqui!

Nenhum comentário: