terça-feira, 21 de abril de 2009

Como tudo começou...Salone de Mobile

Tudo começou em 1961, na cidade de Milão, quando Federlegno-Arredo antiga associação de produtores de móveis afim de promover o design italiano no mundo organizou a primeira feira.
Mais tarde o grupo muda de nome e passa se chamar COSMIT (
Comite Organizador do Salone del Mobile Italiano), desde os primeiros anos a manifestação teve um grande sucesso de p
úblico e se transformou no evento dedicado a arquitetura e design mais esperado a nível internacional. Com o apoio da ADI (Associação do Desenho Industrial) e da ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) o Salone esta para o design assim como o Fashion Week para a moda, pois aqui são lançadas todas as tendências em design para o ano seguinte.
Outras manifestações bienais foram inseridas e se alternam: anos pares- Salone internazionale del Bagno, Salone Ufficio e Eurocucina- e anos ímpares- Euroluce (dedicado a iluminação).
Em 1998 foi criado o Salone Satélite, espaço dedicado aos "novos designers". Representa o trampolim no lançamento de jovens designers permitindo a criação de um contato direto entre empresas e projetistas, com a participação de 22 universidades de 17 países.
O mix de todas essas manifestações tem o nome de: "I Saloni" ou Os Salões. No interno do centro de convenções que abriga a feira se pode verificar uma enorme e diversificada gama de produtos divididos por seções e estilos: clássico, moderno, design além da Euroluce e Satelite.
Desde de 2005 a sede da manifestação "I Saloni" se transferiu para o novo centro de convenções Rho-Pero, uma enorme estrutura de 230.000m2 que possibilita receber o
público cada vez maior.

Nenhum comentário: