sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Você é de rasteiras ou de meia pata?

Ontem no desfile de Brian Reyes aconteceu algo surpreendente, mas lógico. Após vários tropeços e perdas de equilíbrio por culpa dos Manolo Blahnik que levavam, oa modelos decidiram sair descalças no final do desfile(foto ao lado). Claro que depois de ver a imagem a gente tem que refletir, e fiquei pensando, você usa um sapato como esse? Ok , eu não estou falando dos Manolo, que são para poucos, mas desse salto tão alto.

Não posso deixar de lembrar de tantos exemplos na história da moda que exigiram sacrifícios e arriscaram a saúde de milhares de mulheres, dede os corsets vitorianos aos chapines venezianos, passando pelos sapatos pequenos chineses ou as cirurgias estéticas atuais. A maior parte destas "torturas estéticas" são impostas por homens que nunca tiveram que usar (sofrer) nenhuma delas. Estilistas, gênios, como Poiret, que jogam com o corpo feminino e decidem o momento de soltar a cintura e atar os tornozelos, por exemplo. Será que os sapatos de salto alto plataforma são o nosso novo corset? Você é de rasteiras ou de meia pata?


Eu não sou a única que pensa assim, a estilista Maria Cornejo, que apresentou sua coleção Zero + Maria Cornejo há poucos dias, está cansada desta situação e na sua proposta optou pelo sapato plano: “Sinto que eles [os estilistas que propõem saltos impossíveis] não tenham que levar esses malditos sapatos. É algo completamente abusivo porque nós temos que movimentar-nos, andar e não temos a um chofer esperando na porta. Me molesta muito e põe furiosa porque no fundo é o tema do homem convertendo à mulher em débil”, declarou a estilista no backstage.
Muitas perguntas e questionamentos, e espero seu pitaco.

Ao lado, responsável pelas caidas no desfile de Hervé Léger.

2 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Eu sou de All Star, q tb fere a mtas, mas os meus pezinhos, thank god, ñ se incomodam.

: )

Livia M. disse...

Assisti ao desfile do Bryan Reyes sem saber de todo o bafafá das quedas e me senti muito frustrada vendo a dificuldade das modelos pra se mover naquela passarela. Adorei quando todas apareceram descalças no final, acho que foi uma bela maneira de chamar a atenção do público. não entendo como os estilistas ainda insistem com essa atitude ridícula de colocar as modelos em uma situação tão desconfortável não só para elas como também pra quem assiste ao show! fico indignada mesmo!