quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

San Valentino, São Valentim, Valentine's Day...

Esse sabado, 14 de Fevereiro, no hemisfério norte se comemora o Dia de San Valentino (Dia dos Namorados) e resolvi fazer uma pequena série de posts sobre o assunto.
Mas, toda essa história de presentes e folia comercial em torno do tema amor, teve inicio...no III século depois de Cristo, quando o bispo Valentino começou a casar em segredo as pessoas que não haviam permissão do imperador para o matrimonio. Primeiro Claudio II, o condenou a prisão e depois o imperador Aureliano a morte.
O protetor dos namorados foi decapitado no dia 14 de fereiro de 273 d.C. e sepultado nas colinas da cidade de Terni (Italia), onde hoje existe a Basilica em seu nome. Em 496 d.C. Virou Santo e é conhecido como o Santo protetor do amor, pois foi capaz de acreditar em no mais nobre dos sentimentos humanos.


Pra quem esta em Milão algumas dicas de exposições e programas alternativos sobre o tema "amore".
Mostra Al Bacio - Nada mais justo para o periodo, e tendo como location um lugar de conto fabulas o Castelo Visconteo.Uma mostra com todas as obras de beijos que vai do periodo do Romantismo até Novecentos.Estréia dia 14 de Fev e vai até 2 de Junho, Castelo Visconteo de Pavia. via
Encontro no Escuro - Mostra interativa realizada pelo instituto dos cegos.
Os participantes são vendados e conduzidos por cegos em diversas salas que reproduzem ambientes variados como: bosque, a cidade, uma cozinha, um barco. Ao fim do percursso surgem sensações, reflexões e novas percepções de encarar situações quotidianas.
Antes de ir embora aconselho beber algo no CaféNoir, bar com uma deliciosa musica que prepara uma supresa para o dia dos namorados, é claro que tudo no escuro! via

Nenhum comentário: