quarta-feira, 2 de julho de 2008

Irving Penn x Galliano

Este ano Galliano se inspirou na fotografia de Irving Penn para sua coleção Haute Couture Dior inverno 2009, especialmente nesta série de fotografias da que seria esposado fotógrafo, Lisa Fonssagrives....Mas você conhece a Irving Penn?

A fotografia e a moda seguem juntos na busca da experimentação artística. Ambas se nutriram dos avanços técnicos tanto nos materiais como nos meios dos que se servem. Grandes gênios da fotografia fizeram seus "trabalhos" no mundo da moda, e muitos se informaram neste meio para depois abandoná-lo e seguir seu infatigável caminho de pesquisa em outros campos.

Irving Penn é um desses casos, Vogue o fez estrela , colaborou com a revista regularmente e se descobriu como um gênio, a partir de então as encomendas surgiam de todo o mundo. Essa especial visão psicológica que caracteriza a muitos artistas na sua busca por ir à frente do meramente visível fazia com que a personalidade das modelos lhe interessasse tanto como o que modelo mostrava.

Sua primeira capa para Vogue em 1943, foi curiosamente uma natureza morta. Toda sua obra fotográfica tem algo que cativa, em todos os campos que toca cria algo mágico. Retratos de personagens importantes da época: escritores, pintores; grandes modelos, atrizes; séries sobre os ofícios; aborígines… e as histórias de cada um refletidas em uma instantânea. Para saber mais não deixe de comprar Irving Penn: A Career in Photography.







Nenhum comentário: