quarta-feira, 16 de julho de 2008

Adios a Dorian Leigh

Provavelmente você não conhece esse nome mas com certeza reconhece algumas destas fotos. Dorian Leigh foi o modelo mais importante dos anos 40 e dizem também que foi a melhor da história da moda. Reconhecida como a primeira “top model”, protagonizou mutas capas de revistas como Vogue ou Harper's Bazaar na época. E no dia 7 de julio, aos 91 anos de idade, falecia em uma residência de idosos , muito longe do glamour .

Dorian Leigh, cujo nome real era Dorian Elizabeth Leigh Parker, trabalhou como modelo entre as décadas dos 40 e os 60, quando decidiu se aposentar para criar sua própria agência de modelos em Paris. Até então pôde vestir as criações de todas as casas de alta costura do momento, posar para fotógrafos como de Irving Penn, ou ser imagem de Revlon fotografada por Richard Avedon. Inclusive dizem que serviu de inspiração a seu amigo íntimo Truman Capote para a personagem de Holly Golightly de “Breakfast at Tifanny's”, interpretado por Audrey Hepburn .

Sua vida pessoal foi tão movimentada como a profissional. Casada em quatro ocasiões , teve cinco filhos, escreveu livros de cozinha e gerenciou vários restaurantes na França. Mas ninguém melhor que ela para explicar alguns dos detalhes de sua existência. Para isso, escreveu a autobiografia “The Girl who Had Everything”, que peguei na biblioteca do MT e recomendo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Importante esclarecer que na segunda foto (de Richard Avedon) a modelo não é Dorian Leigh, e sim Dovima (modelo morta em 1990) na famosa fotografia "Dovima with the Elephants".

Curator disse...

Muito obrigada pela correção Tiago, foi uma confusão de arquivos de madrugada!
Valeu e continue nos visitando!