segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI

A Casa França-Brasil, inaugurou (27/05) uma exposição imperdível: “Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI”. A mostra faz um panorama da moda na época em que o Rio de Janeiro era a capital do império português .

Na exposição, a moda é abordada como peça importante da manifestação cultural e social do Rio de Janeiro. Trajes e acessórios pertencem ao Museu Nacional do Traje de Lisboa, do Museo del Traje de Madrid e do Wien Museum - Mode Depot de Viena, e jóias de escravas do acervo do Museu Costa Pinto de Salvador ,e ressaltam a nobreza e a dignidade de negras e brancas de dois séculos atrás, compondo, juntamente com os figurinos e recriações, um quadro que permite descobrir as mulheres reais, através de lentes que transcendem o estereótipo e a anedota, e captam a riqueza das mulheres da época.

As mulheres reais não são apenas as da realeza, mas também aquelas que ajudaram a construir hábitos e costumes da sociedade urbana carioca em formação no período joanino, tanto as mulheres de colonos protegidas por suas mantilhas, quanto as mulheres africanas escravizadas, despojadas e sensualmente vestidas, únicas a circularem livremente pelas ruas e praças do povoado colonial.

As modas e os modos das mulheres da realeza são recriados através de figurinos de D. Maria I, Carlota Joaquina e D. Leopoldina, permitindo uma aproximação completamente diversa das descrições estereotipadas e caricaturais. A exposição capta algo particular de cada um delas para revelar a Maria, que não foi apenas piedosa e louca, a Carlota, que está além da feiúra e da intriga, e a Leopoldina, que não se limitou ao papel de mulher-mártir.

Casa França-Brasil (Rua Visconde de Itaboraí – Centro do Rio)
28 de Maio a 6 de Julho, de segunda-feira a domingo, das 10h às 20h. Entrada gratuita.

Nenhum comentário: