A morte chegou de surpresa para Yves Saint Laurent , pelo menos para nós, mas já sabiamos que padecia uma grave doença. Agora, quase como uma homenagem póstuma o Montreal Museum of fine Arts preparou uma retrospectiva sobre o trabalho de Yves Saint Laurent. Sob o título de Love e i
naugurada no dia 29 de maio com duração até final do mês de setembro.A exposição se centra nas obras de Haute Couture realizadas pelo célebre estilista, nas quais YSL misturou referências do mundo artístico com alusões à cultura popular e a revolução social vivida na Europa.
A exposição recorre os diferentes momentos que marcaram a obra do Saint Laurent, desde seu interesse pelo corpo humano, até sua nova definição de feminilidade. Na exposição podemos ver c
erca de 150 peças que pertencem à fundação Pierre Bergé, além de cadernos do artista ou vídeos nos quais podemos ver seu processo criativo.Na exposição também mostra como YSL revolucionou a alta costura e como o guardaropa feminino se enchia com novas peças como o culotte, os blazers ou os blusões safári-tuxedo, peças que hoje em dia são já todo um clássico. Seu objetivo? romper com os cânones preestabelecidos para a mulher.
"The Stroke of Pencil" mostra o trabalho prévio do estilista, seus
esboços, "The YSL Revolution" onde estão suas peças mais revolucionárias, "The Palette" onde se amostra sua capacidade de enchar a moda de novas cores e finalmente "Lyrical Resources", onde exploram suas inspirações literárias, desde a obra de Oscar Wilde até Jean Cocteau.Uma exposição única que após seu passo por Montreal, chegará São Francisco, a melhor homenagem para o recém falecido criador.
A vista a web é imperdível e conta com vários vídeos e fotos sobre e com o própio estilista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário