O melhor da primeira palestra feita por Olga Ruiz, subdiretora da revista Vogue foi poder entender um pouco como funciona a redação da revista.
A primeira parte foi focada na história e na criação da revista. Desde as primeiras lá na década de 20 que eram semanais passando pela compra pelo Sr. Condé Montrose Nast. Contando curiosidades como que o primeiro estilista entrevistado foi Paul Poiret, uma das primeiras celebridade a sair na capa foi Wallis Simpson (Eduardo VIII abdicou o trono para se casar com ela) , o 1º casting de modelos nos E.U.A organizado por Jean Patou (já falei disto aqui) e também alguns "causos" da mítica editora da década de 6o, Diane Vreeland, claro que tudo acima se refere a Vogue América, a irmã mais velha do grupo . Toda essa informação mostrada
Na segunda parte falou sobre a vida dentro da redação da Vogue Espanha. A equipe formada por 12 integrantes nos meses de fevereiro e setembro se dividem, metade vai fazer a cobertura dos desfiles. Na volta, 2 ou 3 semanas depois convocam uma reunião que dura 2 dias num hotel em que discutem com toda equipe quais serão os 25 editoriais do semestre ( 4 por mês e 5 no mês mais potente). Nesta reunião definem fotógrafos, produtores, modelos, temas e localização entre outros detalhes. Não podemos esquecer que a edição espanhola é uma das mais comerciais do mercado, que tem um público que necessita tudo bem mastigadinho!
Para fechar criam um "livro de estilo" para cada editorial, um caderno visual com colagens que reúne inspirações muitas vezes retiradas dos arquivos do grupo Condé Nast, colagens com a atitude da modelo, cenário (se vai ser estúdio ou externo), a descrição do tema da produção (ex: só vestidos negros com acessórios fluor), o lay-out ( esboço ou colagem), fotos da modelo escolhida (com imagens da 2ª e 3ª back-up), o visual de cabelo e maquiagem e por fim com as fotos dos desfiles uma combinação "Frankenstein" dos looks que vão usar no editorial!
Agora é juntar toda essa informação e transformar em realidade nas bancas de jornal!
Claro, que quando a palestrante descreveu e mostrou como era este caderno não pude deixar de lembrar do "Caderno" de Miranda no Diabo Veste Prada! Hihihihihihhi!
PS: Amanhã eu posto mais... As 5 horas de diferença com o Brasil pesam...
Na segunda parte falou sobre a vida dentro da redação da Vogue Espanha. A equipe formada por 12 integrantes nos meses de fevereiro e setembro se dividem, metade vai fazer a cobertura dos desfiles. Na volta, 2 ou 3 semanas depois convocam uma reunião que dura 2 dias num hotel em que discutem com toda equipe quais serão os 25 editoriais do semestre ( 4 por mês e 5 no mês mais potente). Nesta reunião definem fotógrafos, produtores, modelos, temas e localização entre outros detalhes. Não podemos esquecer que a edição espanhola é uma das mais comerciais do mercado, que tem um público que necessita tudo bem mastigadinho!
Para fechar criam um "livro de estilo" para cada editorial, um caderno visual com colagens que reúne inspirações muitas vezes retiradas dos arquivos do grupo Condé Nast, colagens com a atitude da modelo, cenário (se vai ser estúdio ou externo), a descrição do tema da produção (ex: só vestidos negros com acessórios fluor), o lay-out ( esboço ou colagem), fotos da modelo escolhida (com imagens da 2ª e 3ª back-up), o visual de cabelo e maquiagem e por fim com as fotos dos desfiles uma combinação "Frankenstein" dos looks que vão usar no editorial!
Agora é juntar toda essa informação e transformar em realidade nas bancas de jornal!
Claro, que quando a palestrante descreveu e mostrou como era este caderno não pude deixar de lembrar do "Caderno" de Miranda no Diabo Veste Prada! Hihihihihihhi!
PS: Amanhã eu posto mais... As 5 horas de diferença com o Brasil pesam...
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