quinta-feira, 13 de março de 2008

Moda e Preconceito

O que é que moda tem a ver com preconceito vocês me perguntam. E eu peco ajuda para responder essa questão. Mas será que o ser humano, que é um animal completamente visual (racional mais ou menos), não costuma julgar os seus dissemelhantes imediatamente pela aparência? E daí os preconceitos e mal entendidos? E cada acessório, cada peça de roupa, são uma letra desse infinito alfabeto de comunicação visual?
Vamos tomar como exemplo, o lenço de cabeça. Eu e nossa colunista Angélica, por exemplo, fomos sempre adeptas. Bad hair day? Lenço na cabeca! Preguiça de pentear? Lenço na cabeça! Fazer a linha étnica? Diva no conversível? Faxineira? Freira? Cigana? Pirata? Lenço na cabeçaaaaaaaa!!!!!
Aqui em Berlin, existe uma população imensa de turcos e outros povos islamicos. Algumas das mulheres e meninas usam o "Kopftuch", que possui diversos significados, variando de respeito religioso e modéstia até expressão de individualidade.
Aí ontem venho eu na chuva, à meia noite, voltando do trabalho e amarro, belíssima, o meu lenço para nao estragar o babyliss que demorou uma hora para fazer. Um carro para ao meu lado e pergunta sobre uma direçao. Eu digo que não sei. E ele diz: Voce é Turca? Digo que não. E ele diz: É sim! E começa a me importunar e a seguir-me com o carro. Eu dou um berro e um passa-fora e ele vai embora. Na hora me deu vontade de arrancar o lenço e molhar os meus cachos. Turca uma ova! Sou brasileira, sei sambar, jogar bola e batucar na caixinha de fósforo!
No final das contas eu mantive meu lenço, porque como ser humano que sou, tenho o DIREITO de usar qualquer acessório seja qual for o significado, religiao, moda, cabelo feio...Independente dos preconceitos.
Moral da estória 1: Segurem o modelão e arrasem (no matter what)!
Moral da estória 2: Estão querendo proibir na Europa o uso de símbolos religiosos, e claro, o lenço, em lugares laicos (Escolas, repartições públicas, etc). O difícil vai ser explicar pra professora (ou para os não-afrodescendentes) o que é "bad hair day"!
Opiniões e outras estórias são bem-vindas...

5 comentários:

juliana Leitão disse...

Adorei esse post, coloquei um link dele no meu blog. bjos

Curator disse...

Arrasou!!!! Depois eu passo pra deixar pitaco que agora eu estou indo para praia!beS.O.S!
PS: Esse post tinha que está como primeiro de hj!Seleciona, copia e cola e publica outra vez! Eu não posso senão vai sair com meu nome!

Frau Martins - Berlin disse...

"...Eu nao posso porque estou indo pra praia".... hahahahahahaha...que iveja!!!! Vai de lenco e arrasa!!!!
Obrigada pelo elogios!!!!
Beijocas

Lissandro Silva - São Paulo disse...

Rob, Arrasou!!!!!uhahuahua...Ri demais aqui..Pena que ele so apareceu depois..Vc deveria fazer o que a angelica falou...Um monte de gente com certeza nem percebeu que ele tinha entrado la embaixo.
Bjs

Gabriela Galvão disse...

Ainda bem q vc ñ tirou!

Hum.. Acho lindo demais, mas uso raramente. Geralmente qd vou à praia. E o povo olha muito! Aqui no Br eh soh tia de bobs na cabeça q usa, neh?! huahuahuahauhah


Bisous