quinta-feira, 13 de março de 2008

Moda e Preconceito

O que é que moda tem a ver com preconceito vocês me perguntam. E eu peco ajuda para responder essa questão. Mas será que o ser humano, que é um animal completamente visual (racional mais ou menos), não costuma julgar os seus dissemelhantes imediatamente pela aparência? E daí os preconceitos e mal entendidos? E cada acessório, cada peça de roupa, são uma letra desse infinito alfabeto de comunicação visual?
Vamos tomar como exemplo, o lenço de cabeça. Eu e nossa colunista Angélica, por exemplo, fomos sempre adeptas. Bad hair day? Lenço na cabeca! Preguiça de pentear? Lenço na cabeça! Fazer a linha étnica? Diva no conversível? Faxineira? Freira? Cigana? Pirata? Lenço na cabeçaaaaaaaa!!!!!
Aqui em Berlin, existe uma população imensa de turcos e outros povos islamicos. Algumas das mulheres e meninas usam o "Kopftuch", que possui diversos significados, variando de respeito religioso e modéstia até expressão de individualidade.
Aí ontem venho eu na chuva, à meia noite, voltando do trabalho e amarro, belíssima, o meu lenço para nao estragar o babyliss que demorou uma hora para fazer. Um carro para ao meu lado e pergunta sobre uma direçao. Eu digo que não sei. E ele diz: Voce é Turca? Digo que não. E ele diz: É sim! E começa a me importunar e a seguir-me com o carro. Eu dou um berro e um passa-fora e ele vai embora. Na hora me deu vontade de arrancar o lenço e molhar os meus cachos. Turca uma ova! Sou brasileira, sei sambar, jogar bola e batucar na caixinha de fósforo!
No final das contas eu mantive meu lenço, porque como ser humano que sou, tenho o DIREITO de usar qualquer acessório seja qual for o significado, religiao, moda, cabelo feio...Independente dos preconceitos.
Moral da estória 1: Segurem o modelão e arrasem (no matter what)!
Moral da estória 2: Estão querendo proibir na Europa o uso de símbolos religiosos, e claro, o lenço, em lugares laicos (Escolas, repartições públicas, etc). O difícil vai ser explicar pra professora (ou para os não-afrodescendentes) o que é "bad hair day"!
Opiniões e outras estórias são bem-vindas...

5 comentários:

juliana disse...

Adorei esse post, coloquei um link dele no meu blog. bjos

Angélica Dass - Madrid disse...

Arrasou!!!! Depois eu passo pra deixar pitaco que agora eu estou indo para praia!beS.O.S!
PS: Esse post tinha que está como primeiro de hj!Seleciona, copia e cola e publica outra vez! Eu não posso senão vai sair com meu nome!

Frau Martins - Berlin disse...

"...Eu nao posso porque estou indo pra praia".... hahahahahahaha...que iveja!!!! Vai de lenco e arrasa!!!!
Obrigada pelo elogios!!!!
Beijocas

Lissandro Silva - São Paulo disse...

Rob, Arrasou!!!!!uhahuahua...Ri demais aqui..Pena que ele so apareceu depois..Vc deveria fazer o que a angelica falou...Um monte de gente com certeza nem percebeu que ele tinha entrado la embaixo.
Bjs

Gabriela Galvão disse...

Ainda bem q vc ñ tirou!

Hum.. Acho lindo demais, mas uso raramente. Geralmente qd vou à praia. E o povo olha muito! Aqui no Br eh soh tia de bobs na cabeça q usa, neh?! huahuahuahauhah


Bisous