sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Yves Saint Laurent. Diálogos con el arte

A sede da Fundação Caixa a Galícia en La Coruña inaugurará no próximo dia 12 de fevereiro a exposição ‘Yves Saint Laurent. Diálogos com a arte', uma mostra que mostrará neste espaço algumas das criações mais emblemáticas do estilista francês com as obras que lhe inspiraram.

“Minha primeira exposição foi em 1983, em Nova York, no Metropolitan Museum of Art, e era a primeira vez que se convidava ali a um estilista vivo. Desde então, tive a honra de expor em numerosos museus, como os de Beijing, Páris, Moscou, São Petesburgo, Sydney, Tóquio. Hoje, por causa desta exposição en La Coruña, optei por mostrar minha relação com a arte. A pintura me apaixona como sempre, e portanto era natural que inspirasse minhas criações” Yves Saint Laurent, para o catálogo da exposição.
A exposição, organizada pela Fundação Caixa a Galícia com a colaboração
da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, reunirá nas mesmas salas algumas das pas mais importantes do magnífico acervo do estilista com obras de artistas importantes, desde Goya até Matisse, passando porLichtenstein, Braque ou Picasso, entre outros.

Estas obras se poderão contemplar en La Coruña até no próximo dia 29 de abril graças ao empréstimo de algumas das pnturas das coleções públicas e privadas mais importantes, como o parisino Centre Pompidou, a Tate Gallery de Londres, o Musée Barbier-Mueller de Genebra, o Museu do Prado, o Rainha Sofia ou o Museu Thyssen-Bornemisza.

O planejamento desta exposição, pretende revisar as relações entre arte e moda através da vida e a obra de Yves Saint Laurent, um dos criadores mais influentes do século XX.
E segundo o próprio criador: "A moda em si não é arte, mas sim é necessário um artista para que haja moda".




Nenhum comentário: