quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

'Ilustration Now' II

A ilustração se transformou em um elemento visual crucial para a comunicação. Uma profunda transformação que veio provocada pela invasão de outros suportes como a fotografia ou o vídeo, e que terminaram ganhando a batalha a esse outro tipo de desenho mais artesanal que adornava caixas de leite, caixas-de-fósforos ou de detergente quando ainda a propaganda cnão tinha meios suficientes para subsistir. Hoje podemos dizer que a ilustração cresceu com ela (ou graças a ela), pois o certo é que grande parte dos artistas de nosso tempo estão condenados a entender-se com marcas, patrocinadores ou empresas.

O segundo volume da coleção 'Ilustration Now' de Julius Wiedemann (brasileiro, designer gráfico e 'art editor'), publicado por Taschen, mostra esta realidade. Através de uma cuidadosa seleção de trabalhos realizados ,a maioria na área do marketing-,por 150 ilustradores de mais de uma quinzena de países (entre eles alguns como Banyai, Cronin, Baseman ou Hewgill), o livro se apresenta como uma espécie de 'book' que inclui tanto informação do artista e contato como filosofia de trabalho; servindo assim de vitrine para agências, meios de comunicação... O que se traduz em novos contratos e, sobretudo, em dinheiro.

Neste sentido, os catalães Area 3 tiveram sorte. Um de seus últimos trabalhos foi escolhido para capa de 'Ilustration Now II'; concretamente o desenhado para o lançamento do disco da cantora ucraniana Zhanna. Mesmo que, talvez, não seja a ilustração propriamente o que define a este grupo de artistas, desenhistas, programadores e músicos que preferem combinar as possibilidades que oferecem as novas tecnologias, em uma tentativa de aproximar-se ao 'Net art', ou o que é o mesmo: 'à arte criado por e para o site'. O trabalho realizado para o 35 aniversário de Nike é um bom exemplo para explicar a filosofia destes jovens talentos. Para aquela ocasião, tomaram como ponto de inspiração a Sala dos Espelhos Mágicos do parque de atrações do Tibidabo e, a partir daí, jogaram com os efeitos ópticos de figuras desdibujadas e corpos deformados.
Enfim, vale a pena comprar, além disso os livros da Taschen são sempre especiais.

Nenhum comentário: