terça-feira, 16 de outubro de 2007

Nike 35 anos

A Nike tomou as ruas das cidades e cresceu em 35 anos, se transformando em algo mais que uma marca de roupa esportiva, é uma referencia cultural de uma geração de jovens. E para provar isso, uma exposição…. Em 1972 Bill Bowerman e Phil Knight, treinador e atleta da Universidade de Oregon, fundaram Nike. 35 anos depois A Sala Vinçon de Passeio de Graça acolhe uma exposição de 9 dos melhores artistas gráficos e estudos de design da geração dos 70: Actop, Toormix, Silvia Prada, Inócuo, Vasava, Area 3, Catalina Estrada, Diva e Bernat Literas. Desta espontânea união entre esporte, cultura e arte saem trabalhos que surpreendem pelo seu frescor e espontaneidade de uns jovens que cresceram, vestindo e inclusive customizado alguns destes produtos originais de Nike até convertê-los em ícones de toda uma geração.

Mais Três décadas depois de sua criação, Nike relança a coleção The Running Company de roupa e calçado que foi inspirada no running e cujo espírito vintage segue hoje estando igual de vivo nas ruas. E o há com os mais 6 modelos emblemáticos como a conhecida Cortez ('72), primeira sapatilha que se fabricou de nylon; a Oregon Waffle ('73) para melhorar o agarre nas pistas de atletismo; a LD-1000 ('76) primeira a ser desenhada para suavizar a rotação de joelho e evitar lesões; a Daybreak ('77) que incorporava pela primeira vez a fôrma larga para corredores de longa distância, e a Elite ('77), a sapatilha mais leve na sua época e com a qual Joan Benoit ganhou o ouro em Boston em 1979. Outro modelo emblemático para Nike foi a jaquetas Wind Runner ('78), de bicamada, isolante e impermeável, que se inspirou na capa de abrigo que levavam os primitivos indianos do noroeste de Estados Unidos permitiu aos atletas treinar com as inclemências do vento e a chuva, etc. Visite até 10 de novembro, La Sala Vinçon
Paseo de Grácia 96.

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