quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Zemog

Por volta de uns dois anos atrás, a Raquel (daqui do blog) me levou em um atelier em Santa Teresa, RJ que me chamou muita atenção; Na verdade, se tratava da casa do artista Zemog, que tinha exposto, espalhados pela casa, seus trabalhos super criativos.

Zemog é mineiro, e nos anos 80 resolveu sair pelo mundo, conheceu Andy Warhol em NY (onde morou por 4 anos), mas escolheu o Rio para viver. O artista esta mais em alta do que nunca; Além de ter sido capa da Elle alemã em maio desse ano, esta com uma exposição na galeria Amarelonegro, no Rio.
Segundo suas próprias palavras, faz “uma pintura sem pincel ou tinta”. Usa a cor original dos objetos que recolhe como pedaços de papel, uma fita, tampinhas de refrigerante, pregos, quadros feitos por fitas do Senhor do Bonfim, retratos antigos, ou seja todo tipo de objeto que para nós não passaria de sucata. Um dos meus preferidos são as “cordas navais” feitas com tampinhas de garrafa e fios de aço. Na época da visita em seu atelier, o artista estava criando quadros feitos com camisetas de malha, “mumificadas” por cera de abelha que iriam decorar a vitrine da loja Shop126 em Ipanema.
Se você estiver pelo Rio e quiser conhecer mais trabalhos do artista, e so ir ate a galeria que fica em Ipanema e apreciar a arte desse mineiro.

AMBIENTEACÚMULOPOSIÇÃOGRAFOCORMÓVEL

13 de setembro - 20 de outubro
Amarelonegro Arte Contemporânea, Ipanema – RJ

Nenhum comentário: