Ao pensar num tema para estrear minha participação aqui no blog, refleti sobre algumas manifestações culturais e comportamentais que vivencio a cada dia aqui, na Itália. Assim, como os italianos possuem uma rica cultura relacionada ao design, a moda e a comida, considerei como contemporâneo e pertinente para esse inicio o tema: aperitivo. Sendo essa uma forte manifestação cultural sempre ligada ao lançamento de novas tendências por aqui.
O fenômeno aperitivo, versão italiana do happy-hour e que faz parte da cultura milanesa, é o momento em que as pessoas se encontram depois do trabalho para beber alguma coisa e para um bate papo com os amigos. Podendo ser considerado nos últimos anos uma manifestação cultural e comercial peculiar.
Um espaço tranquilo, polisensorial e multi-cultural que por um momento isola quem deseja encontrar um reparo momentâneo da vida frenética das metrópoles imerso num contexto hiperdinâmico e hiperconcorrencial da “new economy”. A utlização de som e cores por vezes acompanha o interlocutor para longe das esquinas citadinas e ao mesmo tempo que o amplo espaço decorado por elementos de design e tecnologia, que não podem faltar como arredo ao “espírito do tempo” onde, como diria MacLuhann: “o meio se torna uma mensagem”.
Assim aparecem as concept stores como Corso Como 10 e TAD, ou seja, lojas que não apenas vendem produtos exclusivos e assinados por grandes designers, mas também oferecem ao público um espaço social. No horário das 19hs às 22hs se inicia o aperitivo, o bar que existe dentro dessas lojas é aberto, e em meio a belos produtos de desing o consumidor pode ouvir música estilo lounge, beber drinks e trocar idéias com amigos.
Outro formato que vem atraindo muita gente e fazendo sucesso por aqui são locais comerciais, que também se transformam para aperitivos. Como a Pescheria da Claudio uma peixaria que no horário do happy-hour milanes vende prosseco e oferece ao seu público peixe cru e frutos do mar, um “sushi bar” à moda italiana. Também, muito bem vista por aqui é a Princi, padaria que vira um ponto de encontro para aquela cervejinha depois de um dia de trabalho e onde se pode degustar as delícias de uma pasticeria tipicamente italiana.
Certamente, os aperitivos podem ser considerados como um bom ponto de partida para se observar comportamento, moda e tendências culturais por essas bandas.
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