segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Color Moves: Art and Fashion by Sonia Delaunay

A moda sempre teve uma forma simbiótica de relacionamento com pintores; Saint Laurent com Mondrian, Schiaparelli com Dali,ou Marc Jacobs com Stephen Sprouse ou Murakami. Mas a artista que conseguiu unir como ninguén moda e arte foi a interdiscipinar Sonia Delaunay. 
Conhecida principalmente como pintora abstracta e colorista,  Delaunay, que co-fundou com o marido Robert Delaunay, o orfismo (Movimento de Arte, conhecido por suascores fortes e formas geométricas) aplicou os seus talentos e teorias para todas as áreas de expressão visual, incluindo gráficas, decoração, teatro e cinema, moda e têxteis. Uma marca registrada do trabalho de Delaunay é a sensação de movimento e ritmo criado pelos contrastes simultâneos de cores.

Por toda esta abra o Cooper-Hewitt, National Design Museum, dedica a exposição Color Moves: Art and Fashion by Sonia Delaunay que irá focar nos projetos criados em seu atelier em Paris, durante a década de 1920, e em têxteis concebidos para o Metz & Co. loja de departamento em Amsterdã em 1930. Em exibição veremos exemplos de projetos, têxteis, vestuário e fotografias que pertencem a coleções do Musée des Arts Décoratifs, Musée de la Mode de la Ville de Paris, entre muitos outros. To be continue...



 

Nenhum comentário: