terça-feira, 22 de junho de 2010

O cabelo `mini-saia`

Mary Quant e a criação do corte chanel. Esses dias estava sentada no salão do Hair Stylist Marcos Proença, em São Paulo, quando ouvi essa história curiosa e interessante que o mesmo estava contando. Proença, que além de cabelereiro, blogueiro, é também um exímio estudisoso de moda e de tudo que envolve esse universo, me contou o fato, que mostra como surge uma tendencia e a união perfeita entre moda e beleza. A estilista Mary Quant revolucionou a moda na década de 60. Começou desenhando suas próprias roupas e, aos poucos, decidiu vender as peças , pois achava a moda "terrivelmente " feia. Foi também a responsável pela criação da peça que mudou o guarda-roupa feminino: a mini-saia. Com apenas 30 cm de comprimento, era usadas com camisetas justas e botas altas, look que é hit há mais de 40 anos.
Vidal Sasoon, cabelereiro inglês, nascido em 1928, ficou famoso por ter feito o corte de cabelo mais caro da história. "Para o clássico do terror O Bebê de Rosemary, Mia Farrow exigiu que Vidal fosse o responsável pelo corte, fios curtíssimos que até hoje são referencia", conta Proença. Além de ter inventado o corte curtíssimo inpirado nas linhas retas da escola arquitetônica Bauhaus.
Depois dessa pequena introdução dos protagonistas da nossa história, vamos aos fatos. Mary Quant, estilista de maior evidencia em sua época, foi uma das primeiras clientes de Vidal Sassoon . O cabelereiro criou nela um corte de cabelo em cinco pontos exatos, inspirado no penteado "cogumelo" dos beatles. A partir do meio da cabeça, os fios caiam até cinco pontos, ficando de tal maneira que pareciam capacetes futuristas. O corte provocou uma onda de imitações apenas comparavel á Coco Chanel com sua moda vanguardista.
Quant Criava a mini-saia, e então convidou Sassoon para mais uma parceria, que futuramente seria outro sucesso. Não satisfeita com o estrondo causado pela mini-saia, ela queria mais. Chamou o cabelereiro e pediu que ele criasse um corte de cabelo que traduzisse o que ela fez nos tecidoa. " Ela pediu que ele cortasse o cabelo da mesma forma que ela cortava os tecidos e que criasse um visual que conversasse com a mais nova criação", conta Proença. Assim surgiu o corte chanel com a parte frontal maior, um choque na época e uma releitura moderna do clássico corte de Coco Chanel, um dos mais copiados da história.

O Hairstylist Marcos Proença colaborou com exclusividade com o Cajon dividindo essa história conosco. Para continuar a saber mais sobre o universo incrível de informações que Proença conta por aí é só entrar no Blog do Pro.

Nenhum comentário: