terça-feira, 25 de março de 2008

Roupa pronta, é só cortar e usar!

Quero começar aqui no Cajon falando incrível do Projeto A-POC (A Piece of Cloth), que vem sendo desenvolvido há alguns anos por Issey Miyake e Dai Fujiwara. Eles criaram uma espécie de tubo de tecido, onde as peças de roupa são tecidas no formato final do produto, sem costura. Isso dispensaria o uso de mão-de-obra qualificada, barateando o custo de produção, e impactaria o mercado têxtil. Embora pareça uma desvantagem social por um lado, o projeto tem também grande valor por outro: a rigor, qualquer tipo de produto poderia ser fabricado, suprindo o mercado com roupas, sapatos, mantas, abrigos e etc. Em tempos de sustentabilidade, será uma solução! O processo de patente ainda está pendente, mas é guardado a sete (mil) chaves!

Esse processo prático e econômico pode ser visto na cadeira Ripple, do designer israelense Ron Arad para a italiana Moroso, que foi "vestida" com uma peça do tecido A-POC que pode ser retirada e usada como jaqueta.
Mais informações (e são muitas), basta dar uma olhada nos sites de Issey Miyake e ver sua coleção Spring & Summer 08 - Paris e do Vitra Design Museum Berlin. Ah, e no livro escrito sobre o projeto, chamado A-POC Making: Issey Miyake and Dai Fujiwara, à venda na Amazon.

Um comentário: