sábado, 7 de maio de 2011

Zara, um modelo a ser seguido


O jornal de negócios espanhol Expansión publicou ontem um artigo sobre a antecipação de liquidações e promoções fora de época, que discute se o consumidor chega a ficar “mal acostumado” e por isso as marcas têm que antecipar suas ofertas cada vez mais a cada temporada.
Isso tem o seu ponto de verdade, ainda mais se tratando de países em crise financeira e, principalmente, se analizamos marcas de gama média. Mas existe um outro ponto que não podemos deixar de considerar, que são as grandes marcas como Zara, Mango e Desigual, que têm como objetivo principal chegar ao final da coleção com o mínimo de estoque possível, têm peças com desconto a dois meses do período oficial de liquidação.
E se tomamos em conta que no meio de uma situação turbulenta que se vive agora na Europa, Zara é uma empresa que cresce sem limites (e uma das poucas que não adianta liquidações), todos querem copiar o seu estilo de negocio, que são coleções fora de temporada, novidades nas lojas a cada semana, araras sempre atualizadas e picos de vendas no mundo inteiro. Segundo o artigo, essa é a tendência das grandes marcas para as próximas temporadas. Para quem quiser ler, na versão on line do jornal.



Um comentário:

Angélica Dass - Madrid disse...

Amei seu post e o artigo do Expansión. Zara realmente marca uma mudança no nosso comportamento de consumo.