sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Lope, o filme



Como a Angélica contou ontem, fui ao Museo del Traje de Madrid pra conhecer e contar aqui como foi todo o processo de elaboração do figurino do filme Lope (filme de gosto duvidoso), que conta a história deste personagem antes de ser o que hoje se aclama como o poeta Lope de Vega. Dirigido pelo brasileiro Andrucha Waddington, tem Sonia Braga e Selton Mello no elenco e foi rodada entre Madrid e Marrocos.

Diferentemente do teatro, o figurino cinematográfico se aproxima aos olhos do espectador, por isso, e por se tratar de um filme ambientado entre os séculos XVI e XVII, o trabalho de Tatiana Hernández como figurinista merece bastantes aplausos.
Ela nos contou que seu primiero desafio foi se desapegar das imagens que sempre vemos em quadros, já que tinha que retratar o cotidiano, gente humilde e trabalhadora, e não só nobres. A partir daí, começaram as fases de pesquisa de todo o tipo (até em comics), até que quando todo o figurino (650 looks no total) decidiram que "o século de ouro espanhol seria made in china", pelo tempo que estava super curto. Ao voltar, cada peça foi cuidadosamente suja e desgastada com jatos de areia.

Algumas curiosidades: O figurino do Selton Mello foi produzido sem nenhuma prova de ajuste antes. Selton chegou do Rio no mesmo dia de começar a filmar.
O filme foi gravado no verão! No calor que faz na Espanha e no Marrocos... Já podem imaginar o sofrimento dos atores e figurantes (que eram 3.500 no total!)

Um comentário:

thefacelessblog disse...

thanku so much for adding me back on trendtation!

feel free to visit/comment on my blog, http://www.thefacelessblog.com... and add me on google friends/bloglovin if you wish!

I would love to know what you think!
xx