quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Horrockses: 40s and 50s style, Londres

Para completar a febre dos anos 50 que invade a moda, o Fashion and Textile Museum em Londres mostra até 24 de outubro a exposição "Horrockses Fashions: Off the Peg Style in the 40s and 50s". A Horrockses foi uma marca inglesa popular nessas décadas e isso que é legal na exposição: ao invés de ser sobre um estilista famoso, ela foca numa marca de ready to wear da qual todas as mulheres compravam. Visitei a exposição e tirei várias fotos para nós! As estampas eram incríveis!
O ícone eram os vestidos com estampas floridas que eram sonhos de consumo de mulheres que viajavam de férias no verão para países mais quentes como Itália e Espanha (a exposição contextualiza dizendo que essa foi a época que as pessoas começavam a viajar), principalmente em lua de mel. As roupas não eram tão baratas assim - as mulheres tinham que economizar diversos salários para poder comprar um vestido, mas todas o faziam. A princesa Margaret e Elizabeth também tinham alguns modelitos, o que ajudou na imagem da marca.


... e naquela época eles já faziam colaborações com artistas. A estampa do vestido abaixo foi criada pelo escultor e artista escocês Eduardo Paolozzi.

Quem for a Londres, não perca! A mostra não é grande, mas vale a pena. O livro da exposição foi editado pelo V&A.