Até o dia 13 de Novembro o Museu do Fashion Institute of Technology apresenta Eco-Fashion: Going Green, uma exposição que não só enfatiza os exemplos positivos da união entre ecologia e moda, mas que mostra as práticas ambientais usadas ao longo dos últimos dois séculos. A exposição usa como fio condutor aspectos que afectam o ambiente e sua preservação como a reciclagem de materiais, processos de tingimento, produção de peças, tratamento de profissionais , a qualidade do artesanato e da origem dos materiais utilizados na fabricação.
Edun, evening gown, black and off-white organic Tunisian denim, 2007, USA, gift of Edun. | FIN, marble print dress, organic bamboo satin, fall 2010, Norway, gift of Per Sivertsen of FIN. |
Um dos temas mais polêmicos abordados é o uso de peles animais, esses materiais sempre foram usados como proteção contra o frio, mas durante o século XIX se transformaram em objeto de luxo e símbolo de status social elevado. O debate sobre esta questão em pleno século XXI faz com que surjam novos conceitos como produtos "livres de crueldade" comprometido com o respeito pelos direitos dos animais.
Xuly-Bët, dress and jacket ensemble, multicolor sweaters, brown wool plaid, red nylon, fall 1994, France, gift of Xuly-Bët. | Day dress, green silk faille and green chenille, circa 1865, USA, museum purchase. |
Uma das peças mais destacadas é um vestido de brocado de seda 1760 que serve como ponto de partida para explicar a importância da produção sustentável , esse tecido feito à mão, é um exemplo da qualidade e da durabilidade dos trajes feitos em pequena escala.
Uma oportunidade única para quem planeja visitar a big apple neste verão !
Imagens FIT
Eco-Fashion: Going GreenUma oportunidade única para quem planeja visitar a big apple neste verão !
Fashion & Textile History Gallery
Seventh Avenue at 27 Street
New York City 10001-5992
Nenhum comentário:
Postar um comentário