terça-feira, 8 de junho de 2010

Eco-Fashion: Going Green

Até o dia 13 de Novembro o Museu do Fashion Institute of Technology apresenta Eco-Fashion: Going Green, uma exposição que não só enfatiza os exemplos positivos da união entre ecologia e moda, mas que mostra as práticas ambientais usadas ao longo dos últimos dois séculos. A exposição usa como fio condutor aspectos que afectam o ambiente e sua preservação como a reciclagem de materiais, processos de tingimento, produção de peças, tratamento de profissionais , a qualidade do artesanato e da origem dos materiais utilizados na fabricação.


Edun, evening gown, black and off-white organic Tunisian denim, 2007, USA, gift of Edun. FIN, marble print dress, organic bamboo satin, fall 2010, Norway, gift of Per Sivertsen of FIN.
Um dos temas mais polêmicos abordados é o uso de peles animais, esses materiais sempre foram usados como proteção contra o frio, mas durante o século XIX se transformaram em objeto de luxo e símbolo de status social elevado. O debate sobre esta questão em pleno século XXI faz com que surjam novos conceitos como produtos "livres de crueldade" comprometido com o respeito pelos direitos dos animais.

Xuly-Bët, dress and jacket ensemble, multicolor sweaters, brown wool plaid, red nylon, fall 1994, France, gift of Xuly-Bët. Day dress, green silk faille and green chenille, circa 1865, USA, museum purchase.
Uma das peças mais destacadas é um vestido de brocado de seda 1760 que serve como ponto de partida para explicar a importância da produção sustentável , esse tecido feito à mão, é um exemplo da qualidade e da durabilidade dos trajes feitos em pequena escala.
Uma oportunidade única para quem planeja visitar a big apple neste verão !
Imagens FIT
Eco-Fashion: Going Green
Fashion & Textile History Gallery
Seventh Avenue at 27 Street
New York City 10001-5992

Nenhum comentário: