quinta-feira, 20 de maio de 2010

Balenciaga. El diseño del límite

O Museo de Bellas Artes de Bilbao rende homenagem a este modista em uma exposição de com 35 peças de alta costura divididas em sete áreas temáticas: noite brilhante, ave de noite, o corpo hospedado, o milagre Balenciaga, silhuetas noturnas, mulheres flor e a noiva.

Cristóbal Balenciaga era filho de uma costureira e, após um começo precoce no mundo da moda com 13 anos, se formou em Paris em alta costura sob o mecenato da marquesa da Casa Torre. Em 1913 abriu seu próprio atêlier em San Sebastián, que naquela época era um dos lugares frequentados pela aristocracia no verão, e devido ao sucesso obtido abriu lojas também em Barcelona e Madri. Em 1937 se transladou a Paris, onde se transformou ao longo de três décadas em um referente da alta costura, caracterizado pela perfeição do corte, as qualidades dos tecidos e a inovação de cada coleção, mas sempre baseada na feminilidade e a elegância.Desde a capital francesa vestiu a mulheres da alta sociedade européia e norte-americana até 1968, ano em que fechou sua maison devido ao surgimento do “pret-a-porter” .


Se você quer aprender um pouco mais sobre este mestre, pega a pipoca, o guaraná e assista : Balenciaga, o legado de um mito.

imagens rtve

2 comentários:

Unknown disse...

Estás en Bilbao, Angélica?

Me encantaría verte.
Por si no te acuerdas, soy Arantza Saez de Lafuente, nos sacamos una foto, yo llevaba blazer blanco, pantalón azul marino y foulard de rayas marineras.
Te dí mi tarjeta de www.maspersonal.com
Estuve en la exposición del museo la semana pasada, e hice un post sobre Balenciaga.
Esta exposición es un LUJO.
Un abrazo

Curator disse...

Hola Arantza! Que tal? Yo estoy en Madrid pero tengo ganas de ira a Bilbao a ver esta exposición! No te preocupes que si voy te llamo y tomamos un café!
beS.O.S