sexta-feira, 23 de abril de 2010

O melhor da Milano Design week

A Milano Design Week o maior evento do design e arquitetura internacional agitou a cidade, que recebeu milhares de pessoas (muitas infelizmente não conseguiram chegar devido ao vulcão na Islandia), mas quem estava presente na capital italiana da moda e do design pode conferir de perto os últimos lançamentos e as novas tendências.
Consequentemente esse turbilhão de novidades e idéias que invadem a cidade anualmente no periodo do mês de Abril influência também o mundo da moda, as manifestações são tantas e por toda a cidade que fica até difici escolher onde ir e o que ver.
Aqui vai um resuminho de tudo que rolo por aqui nessa semana:
Grandes marcas como Artemide e Flos apostam nessa nova tendência, onde os espelhos ganham nova função e viram luminárias ou as luminárias viram espelhos!?!? A proposta da Artemide e vista também no showroom da Flos é uma revisão no conceito de luminária a parede, criando uma linha de espelhos com desenhos que contem um lampada interna, quando acesa realiza um jogo de luz e sombra incrivel!
A rua mais trend de Milano, a Via Montenapoleone, foi invadida por mega lustres feitos em linho que decoravam e envolviam a todos nessa deliciosa atmosfera!
No concept sotore da Venini encontrei uma mostra dos Irmãos Campana com vasos e lampadas coloridos, que remetem às bonecas e as cores do artesanato Nordestino Brasileiro.
Muitas lojas como a Iceberg, Aspesi, Valentino, Fendi, Armani foram invadidas por essa onda e integraram seus produtos a lampadas e objetos de design. Resultado: vitrines e lojas que exaltavam criatividade, beleza e luxo!
Mesmo recente ao falecimento do seu companheiro de vida e de estilo Malcolm McLaren, Vivienne Westwood também celebrou a DesignWeek com um super cocktail party no seu showroom no Corso di Porta Venezia.
O Brasil esse ano não ficou de fora e pela primeira vez participou com um espaço exclusivo no Fuori Salone. Basil S.A um louge brasileiro de decoração e design que tinha muita musica e boa energia! Essa foi a location da exposição “Design Brasileiro 2010” que trouxe peças de designers representates do estilo brasileiro como: Irmãos Campana, André Bastos, Guilherme Leite Ribeiro e o carioca Lucio Carvalho. A cenografia do evento era assinada pelo arquiteto José Roberto Moreira do Valle.
O verdadeiro must in da semana de Design que agitou Milano foi sem dúvida a Zona Ventura Lambrate!
Uma verdadeira promessa que cumpriu e superou todas as expectativas até dos críticos mais exigentes. Na verdade essa era uma zona industrial abandonada e que vem sendo renovada devido as novas construções do programa de restauração da cidade para a Expo-2015. Agora inaugura uma nova fase de renascimento num estilo radical chic.
A maravilhosa Paola Lenti lança seu catalogo 2010 e suas novas cores, desenhando a casa 2010 o set trend color será verde ácido em contraste com azul petroleo, e também o rosa pink.
Um design e projetos eco-sustentaveis foi o tema da exposição Think Tank da revista Interni na Universidade Estadual de Milano.
Em linha com as necessidades da vida moderna o Salone desse ano teve um espaço dedicado exclusivamente ao SPA, isso mesmo Salus per aquam!
Todas as tecnologias e novidades no setor do wellness, o que me chamou mais atenção foi a chamada "Doccia SPA Design", da empresa Detta Group, na verdade uma fontana d'água com uma lampada RGB que conectada ao computador lança gotas d'água formando imagens e palavras, um LUUUUUUUUUXO!!! Assitam o filminho pra entender melhor como funciona ;-)
Quer saber tim-tim por tim-tim, ver mais fotos e muito mais sobre a Design Week visita o Pé na Bota!

Nenhum comentário: