sexta-feira, 2 de abril de 2010

New amerykah part 2 - Return of the Ankh

Sentem-se, apertem seus cintos de segurança, e desfrutem da vista que oferece seu assento na janela…Ela voltou. Erykah Badu lança o seu 6º disco, 2º da trilogía da New Amerykah, chamado “Return of the Ankh”, onde a texana volta em parte, depois de suas imersões mais experimentais e cáusticas, ao principio ativo do seu soul. Ela recuperou as colaborações de vários dos Soulquarians, como James Poyser na produção de alguns temas, ou Questlove nos drums sobre alguma produçao perdida do desaparecido

J. Dilla, aleando com metáis mais “raros” como os de Madlib, Shafiq Hussain (de Sa-Ra) o Georgia Ann Muldrow. Sem prescindir da sua expressividade simbólica e poética pessoal, decide um regresso notável aos sonidos mais analógicos e retro. Ao mesmo tempo deixa descansar a parte esquerda do seu cérebro, socialmente consciente e política (que utiliza na primeira parte de trilogía: “4th world war”) pra abrir sua parte direita, irmã da outra, e responsável pelos sentimentos mais íntimos e a sensibilidade a flor da pele.

A capa já traduz parte dessa viajem, e nos adentra nas 11 musicas que deixam gosto de quero mais. Com certeza voce estará cantarolando a metade delas na primeira semana. O aspecto visual sempre sofisticado pero simples da diva de bairro fica a vista no video do single Window Seat….onde dona Erykah, mãe de duas crianças, caminha recitando sua mistura de eterna critica e esperança e se oferece ao pessoal, inteira, autentica, vulnerável, humana, desnuda…

Window Seat from Zassou on Vimeo.


Abaixo um "live" que deixa os pelos de pé!
Por Samuel Sapristi

Um comentário:

Moisés Lourenço Gomes disse...

Em minha opinião, sem dúvida, "o segundo" está melhor do que "o primeiro". Mas estão longe do Mamas Gun ou Baduizm.