sexta-feira, 16 de abril de 2010

FASHION + FILM - The 1960s Revisited

FASHION + FILM - The 1960s Revisited é uma exposição multimédia que explora as relações interculturais entre a cinematografia dos países europeus e a moda e sua recepção na cultura Americana moderna. Em particular, a mostra vai apresentar pela primeira vez materiais de arquivo, como fotografias, croquis, entrevistas com estrelas, assim como filmes de Federico Fellini ( "8 1 / 2"), Michelangelo Antonioni, (L'Avventura "," La Notte "," Blow Up "," Zabriskie Point ") , Jean Luc Godard ( "Breathless;" "Contempt") , Pier Paolo Pasolini, ( "Accattone", "Teorema"), Elio Petri ( "The 10th Victim"), Ingmar Bergman ( "Persona"); e várias roupas da época.
A justaposição deste material rico e diversificado, juntamente com projeção de filmes vai permitir que os espectadores revejam criticamente uma das décadas mais importantes e inovadores do século XX. Um simpósio com especialistas de renome internacional nas áreas de cinema, arte e moda como Adriana Berselli, a figurinista que trabalhou com "L'Avventura de Antonioni," explora a relação multifacetada entre moda e cinema e seu impacto sobre a construção e projeção de identidades pessoais, coletivas e estilo.

Uma amostra do enorme impacto da década de 60 na cultura contemporânea é a popularidade de uma série, como "Mad Men" e filmes recentes, como"An Education" de Lone Scherfig , ou "A Single Man", de Tom Ford. 2010 também marcará o cinqüentenário de filmes como "La Dolce Vita" de Federico Fellini e "L'Avventura", de Michelangelo Antonioni, "Rocco e seus Irmãos", de Luchino Visconti e "Breathless" de Jean Luc Godard, que mostraram ao mundo e principalmente ao público americano, a cultura, estilo e identidade italiano e européia.

Curiosamente a exposição está na James Gallery, onde antes estava a histórica loja de departamento B.Altman no Midtown Nova iorquino ,um local perfeito para esta exposição, que explora as interações entre os espaços geográficos (cidades e países); espaços públicos , na rua, o cinema, a loja de departamento, e espaços privados através da visualização de filmes onde as roupas estão em ação.

E como este tema dá pano pra manga, recomendo o artigo do NY times chamado Film and Fashion: Just Friends.

Nenhum comentário: